Generic filters
Nur genaue Treffer
Suche im Titel
Suche im Inhalt
Suche in Zusammenfassung

🥇 Melhores Primers 2025 - Comparativos, Reviews & mais

Por ser um produto relativamente novo no mercado, muita gente ainda tem dúvidas sobre o que é o primer, como ele funciona (e se realmente funciona!) e quais os melhores à venda. Nosso time reuniu os pontos mais importantes e as maiores dúvidas sobre o cosmético e desenvolveu diversos testes com as marcas mais famosas no Brasil. Após 20 horas de pesquisa, aqui está o compilado dos especialistas.

Lista com os melhores Primers de 2025

Última atualização em:

Recomendação

O que é um Primer?

aplicar primer no rostoO primer é um produto “pré-make”, que serve para preparar a pele para os demais cosméticos que serão aplicados nela, como a base, o corretivo, o pó, blush, dentre outros. Há também primers específicos para olhos e boca, que detalharemos mais abaixo. A finalidade do primer facial é diminuir os poros e outras marcas da face, como as linhas de expressão. O primer ideal deixa a pele com aspecto de “porcelana”, bem lisa, e dá um resultado final da sonhada “maquiagem sem defeitos”, garantindo também uma grande durabilidade. 

 

Como o Primer funciona?

O primer age no rosto como um “selante” da pele. Ele reduz os poros abertos e deixa toda a face com a mesma textura, com um toque aveludado. O primer também é responsável por fazer com que a make dure mais tempo, já que fixa os produtos que são aplicados depois que ele é passado. O “efeito blur” é gerado pelo cosmético porque este contém partículas que fazem com que a luz seja desfocada quando bate na pele, deixando um “blur” ou “borrado”, que nada mais é do que uma técnica de disfarce das imperfeições. O termo “blur” vem do aplicativo de edição de fotos Photoshop, que possui um pincel para ajustes faciais que deixam a pele perfeita.

 

Vantagens e Aplicações

Nós já mencionamos as maiores vantagens de um primer, mas pensamos que é importante detalhar cada um dos pontos para que você saiba exatamente o quão incrível ele pode ser para a sua preparação de maquiagem. Um dos maiores benefícios é a pele uniforme. Ao ser aplicado em todo o rosto, ele vai formar uma “segunda pele” com uma textura de veludo. 

Os demais produtos serão aplicados acima da camada, logo, serão perfeitos para dar a cor ideal, enquanto que o primer garante a textura perfeita.

 

Com esta cobertura, ele também ajuda a reduzir o tamanho dos poros e esconder as linhas de expressão. Quando aplicamos maquiagem, é comum que estes defeitinhos apareçam mais destacados, então nada melhor do que uma textura lisa para disfarçar. Um outro ponto bastante positivo do primer é a durabilidade da maquiagem. Não precisar ir ao banheiro retocar ou ficar pensando se a sua maquiagem já está saindo após algumas horas já deveria ser motivo suficiente para você já usar este produto!

Outra vantagem menos conhecida do primer é a sua capacidade de hidratar a pele e deixá-la mais iluminada, também. Vale ressaltar, contudo, que nem todos tem essa vantagem: apenas os primers que tem hidratante na sua fórmula auxiliam na reposição da água da pele.  Da mesma forma, alguns primers ajudam no controle da oleosidade, fazendo com que esta “não derreta”, segurando os óleos expelidos; o ideal é buscar produtos que tenham “oil control” ou “oil free” no rótulo.

 

As maiores vantagens do primer facial:

  • Ilumina a pele;
  • Controla a oleosidade;
  • Pode ter proteção solar;
  • Textura aveludada na face;
  • Faz a make dura mais tempo;
  • Deixa a pele com um tom uniforme;
  • Pode ter ação hidratante e matificante;
  • Minimiza os poros e linhas de expressão;
  • É vendido nas mais diversas texturas, garantindo um toque confortável;

 

Quais os tipos de primers disponíveis no mercado?

Os primers podem ser encontrados no universo da beleza nas texturas creme, sérum/óleo, e gel. Existem primers para a pele do rosto no geral, que são os mais famosos, mas também para a área dos olhos e até dos lábios. Primers com hidratante, com protetor solar, e com cor são encontrados no segmento dos cosméticos. 

Embora a maioria dos primers tenham como pontos básicos e imprescindíveis a uniformização da pele e o disfarce dos poros, existem produtos específicos que também contam com outras finalidades, como dar um acabamento matte ou glow para a maquiagem, garantir longa duração ou ainda com efeito blur, de pele que teve um “photoshop da vida real”. Há, também, os corretores de cor, que são coloridos. Enquanto que o amarelo ajuda com olheiras e manchas de tonalidade roxa, o verde é ótimo para pontos vermelhos.  São várias as possibilidades! 

 

O maior guia de compras sobre primer facial:

primer maquiagemO primer facial é um produto que vem ganhando cada vez mais adeptas. São vários os seus benefícios e parece que a cada dia surge uma nova fórmula, com novos ingredientes, que parecem ser melhores que as demais. É normal ficar em dúvida diante de infinitas possibilidades e de um mercado cheio de promessas que, infelizmente, nem sempre são cumpridas. Para você não comprar um primer apenas pelo que a marca promete e acabar se decepcionando, os especialistas realizam estudos, testes, classificações, e só após estas etapas é decidido se o produto foi aprovado ou reprovado. Uma avaliação neutra de verdadeiros experts no segmento é a melhor maneira de descobrir se está ou não comprando uma marca confiável e de saber como escolher o seu primer ideal.  

 

Principais problemas que encontramos após a avaliação do primer facial:

Não disfarça os poros 

O grande pesadelo de qualquer pessoa que busca um primer é que ele não ajude a disfarçar os poros dilatados. Afinal de contas, esta é umas das suas vantagens principais! Um primer que não minimiza os poros é como um rímel que não alonga os cílios, mas pinta-os: sempre vai ficar faltando algo. Isto está completamente atrelado à qualidade do produto e das matérias-primas utilizadas em sua fabricação. No total, 17 grandes marcas do universo da beleza foram comparadas. O produto foi aplicado em peles com características similares e rotinas de skincare parecidas também. Neste quesito, quatro marcas foram eliminadas por terem um efeito entre 2 e 0 na minimização dos poros, em um escala de 5 a 0, sendo 5 o melhor e 0, o pior. 

 

Não segura a maquiagem

O experimento de durabilidade dos primers faciais demandou 12 horas de teste de produto na prática. Depois de aplicado na face e, novamente, com peles com características similares, o produto deveria ter uma duração equivalente à prometida na embalagem ou de cerca de cinco horas, sem que seja possível ver grandes falhas na make. O primer é vendido como uma grande promessa de “segurar” a maquiagem na pele, então nada mais coerente de que a duração da make seja testada. Inclusive, após este comparativo, os especialistas conseguiram definir o grande vencedor do teste, bem como eliminar cinco marcas da avaliação.

 

A pele não absorve bem

Este problema é mais comum do que se imagina. Felizmente, ele não é apenas um ponto negativo do produto. É que a pele possui características bastante individuais, logo, o que uma pele aceita muito bem e sente conforto, outra pode recusar. Este ponto negativo foi visto apenas em dois produtos, de forma que não tenha relação com uma rejeição natural da pele, mas sim um problema do próprio primer, que só foi detectado após cinco horas de pesquisa dos ingredientes em comum nas fórmulas de ambas, bem como comparativos de textura. 

 

Aumento da oleosidade

Falamos o tempo inteiro de que um dos pontos positivos do primer é diminuir o aspecto dos poros e até descartamos do melhor guia de compras os produtos que não reduziam. Por outro lado, existem cosméticos com uma composição mais forte que não apenas suavizam o aspecto dos poros dilatados, mas acabam obstruindo-os. E, assim que fechados, a pele começa a produzir mais sebo, aumentando (e muito) a oleosidade. Uma pele oleosa e maquiada é uma combinação perigosa: as chances da maquiagem craquelar são grandes. “Craquelar”, caso você não saiba, é quando a pele fica marcada e com aspecto pesado. Na hora de comprar, opte por produtos que são “oil free/livres de óleo” mas, caso não ache com facilidade ou sua pele aceite alguma oleosidade, busque por toque seco ou texturas em gel, especialmente se já tiver uma pele oleosa ou acneica.

 

 

Alergias e irritações

Ok, nenhuma marca ou produtos que usamos, nem mesmo os com fórmula 100% natural estão livres de causar irritações ou alergias na pele. Por outro lado, fórmulas com parabenos estão associadas não só a estes problemas menores e geralmente mais fáceis de reverter, mas também a câncer, de acordo com a opinião de médicos. Logo, ao ler o rótulo, veja se encontra as palavras “parabeno” ou “paraben” e demais variações da palavra.

 

Os produtos que têm uma formulação mais leve, ingredientes veganos e menos química são os mais indicados para a sua pele e para o meio ambiente, também. Atenção se o rótulo diz “cruelty free”, pois estes não são testados em animais, o que é um ponto muito positivo para toda marca. Se tiver uma maior sensibilidade na pele, procure por opções hipoalergênicas e sem fragrância. 

 

Como os consumidores podem testar o primer antes da compra?

Com a pandemia do coronavírus, é cada vez menor o número de lojas físicas que permitem o teste de cosméticos na face ou até mesmo no antebraço. A tendência começou no início de 2020 e segue até os dias atuais, aparentando ser um caminho sem volta para o ano de 2021. No entanto, existem diversos sites que fazem reviews sérias e confiáveis sobre os produtos, que não são pagos pelas marcas relacionadas. A pandemia mudou muitos aspectos da vida real, inclusive a forma de testar os produtos. 

 

Atributos mais importantes que os consumidores precisam saber quando vão comprar um primer facial

Tipo de pele e textura do primer

O primeiro passo antes de comprar um primer é identificar o seu tipo de pele. Isso vai fazer toda a diferença e é um dos pontos principais para você garantir que está levando o melhor produto para as características individuais da sua face. Se a sua pele é mais seca ou ressecada, a textura de primer que vai deixar a pele viçosa e iluminada é sérum ou óleo. Eles são facilmente aplicados, não fazem melequeira, apesar da consistência. Não é por ser em óleo que peles oleosas devem evitar; na verdade, ele até pode ajudar a controlar a produção de sebo. 

Contudo, se preferir um aspecto mais sequinho, pode optar por um primer em gel ou com textura líquida, que geralmente seca com mais rapidez logo após a aplicação. São as melhores escolhas para quem não tem poros muito dilatados e o tipo de pele normal. O primer cremoso é uma opção bem popular por ser bastante democrático, sendo uma boa pedida para quase todas as peles diversas.

 

Formato da embalagem

É difícil dizer qual o melhor formato para embalagem de primer, especialmente diante de tantas texturas diferentes, tamanhos e possibilidades de aplicação. Enquanto que o conta-gotas, geralmente nos produtos com textura de sérum/óleo é uma ótima escolha por ter mais controle na quantidade de produto aplicado, ele também é uma embalagem mais sensível, por ser feita de vidro. A bisnaga é uma das embalagens mais usadas no segmento dos cosméticos, mas faz uma grande bagunça quando o produto já está no final, pois só se consegue aproveitar tudo se abrir. Ao abrir, é comum que tenha produto para mais de um uso, e não é recomendado guardar em outro recipiente. Logo, após abrir, o produto deve ser descartado. 

Uma outra alternativa que vem se tornando cada vez mais usada é a embalagem em pump. Esta costuma garantir um uso até o final, embora a gente sempre saiba que apesar da pressão, uma camada do produto fica presa nas paredes do aplicador. Por isso, busque sempre a embalagem que vai te trazer mais comodidade na aplicação. 

 

Rendimento 

O rendimento é um ponto bastante importante, mas demanda uma autoanálise. Qual a frequência que você usa maquiagem? Diariamente, apenas aos finais de semana? Isto vai determinar o tamanho do primer que você vai comprar. De toda forma, mesmo que use todos os dias, antes de se jogar na maior embalagem, faça um teste comprando uma menor. Eles costumam ser encontrados entre 7 e 30 ml. A regra do rendimento é muito clara: antes de comprar o maior, avalie se este é para você, com base nas informações do ExpertsTestam. Depois, claro, quanto mais primer e por menos dinheiro, melhor. 

 

Acabamento: glow ou matte

O efeito que você busca quando vai comprar uma base, por exemplo, deve ser o mesmo que o do seu primer. Se você acha que uma pele com um brilho, com cara de “iluminada” é a mais bonita, o primer com acabamento glow vai ser perfeito. Ele possui micropartículas de brilho que fazem com que a pele tenha tais características. Por outro lado, se você prefere um acabamento mais seco, a matte é a escolha certa. Ela segura a oleosidade e deixa o rosto intacto.

 

Busque por primers que tragam benefícios adicionais

como usar primerSe tiver uma pele mais seca, primers com ativos hidratantes ou efeito glow são os melhores para você. Componentes como o ácido hialurônico, a vitamina E e o colágeno ajudam a manter uma pele hidratada, ajudam na prevenção do envelhecimento precoce e podem também ajudar a estimular a elasticidade. Caso tenha uma pele mais madura, é possível também optar por primers com ação anti-idade e efeito lifting. Neste caso, produtos com ativos como peptídeo de cobre são o mais funcionais. 

 

MARCAS 

BEYOUNG

A Beyoung pertence ao grupo brasileiro BeautyBrands, que surgiu em 2014 e desenvolve produtos cosméticos para a comercialização no mercado digital. Apesar de ser uma marca nacional e não ter tantos anos de mercado, ela compete de igual para igual com nomes centenários do universo da beleza. Seu crescimento foi ainda maior durante a pandemia, por já ter força no virtual. Um dos seus itens mais famosos atualmente é o “Primer Multifuncional” que pode ser encontrado tanto com acabamento matte como glow. No caso do segundo, o “brilho” pode ser nos tons dourado, rosê, bronze ou prateado. Ele promete um acabamento leve e um cheiro suave, além de efeito lifting contra o envelhecimento precoce. 

 

L’ORÉAL

A L’Oréal é uma multinacional francesa que surgiu na pequena Clichy, em 1909, e revolucionou o mundo dos cosméticos, sendo uma das mais mais compradas no Brasil e a maior do mundo, dispensando grandes apresentações. O “Revitalift Blur Mágico” é o primer incolor e que promete efeito imediato que, dentre suas vantagens prometidas, está a tecnologia “opti-blur” de L’Oréal Paris, que são micropartículas que criam um efeito de pele desfocada, como se a sua textura fosse fosca, ajudando a disfarçar rugas, linhas de expressão e poros dilatados. O acabamento é matte aveludado e a textura, cremosa. É considerado um produto de tratamento, também.

 

REVLON

A Revlon surgiu da ambição de dois irmãos. Na década de 30, os irmãos Charles e Joseph Revson fundaram uma marca de esmaltes, tendo lançado o primeiro esmalte à base de pigmentos. De lá para cá, a Revlon deslanchou no segmento, fabricando produtos capilares e maquiagens, dentre outros. O primer “PhotoReady Perfecting Primer” garante o nivelamento da textura da face e a correção de pequenas imperfeições, além da tecnologia “pink soft touch” que promete reduzir a aparência dos poros e linhas finas, facilitando a aplicação e fixação da maquiagem. A proposta é de que seja o produto para que a pele saia perfeita nas fotos, dado o seu acabamento.

 

TRACTA

A Tracta é uma marca que faz parte da companhia Farmaervas, que fabrica cosméticos mais naturais, desde 1940. A Tracta é uma marca famosa em todo o país por ter preço e qualidade associados, passando por uma crescente de reconhecimento no país, especialmente com suas maquiagens. Ela possui uma variedade de primers, dentre eles, o “Tracta Primer Facial Oil Free”, que não possui óleo na fórmula e deixa um acabamento matte, sendo indicado para todos os tipos de pele. Uma outra opção, oposta, é o “Primer Facil Glow”; ele também é oil free, mas a diferença é que seu acabamento brilhoso traz um luminosidade para o rosto na hora que é aplicado, deixando um perolado discreto na face. 

 

PAYOT

A francesa Payot surgiu em 1920, mas foi apenas em 1953 que ela chegou ao Brasil, tendo se tornado uma marca 100% nacional anos depois e garantindo seu lugar de destaque no hall do mercado da beleza no país. São mais de 120 produtos em sua história, passando por cuidados do rosto, corpo, cabelo e maquiagem, sendo o último o carro-chefe da marca. A Payot trouxe ao mercado o “Primer Facial Princier”, livre de parabenos, hipoalergênico e sem fragrância, sendo ideal para todos os tipos de pele, especialmente as mais sensíveis. Seu efeito é matificante, ajudando a reduzir o brilho e durar a maquiagem. 

 

 

RUBY ROSE

Criada na Rússia, em 1970, a marca Ruby Rose chegou ao Brasil há mais de 15 anos e conquista o mercado nacional pelo custo-benefício dos seus cosméticos, tendo ganhado fama por causa de sua base. Atualmente, a Ruby Rose se faz presente em mais de 16 países e possui forte presença nacional. A marca possui dois primers bastante populares: o “Skin Perfect”, que é um primer fixador, à prova d ‘água, lágrima, suor e fricção. Já o “Feels” possui sua textura promete um efeito leve e aveludado. Ele tem cor, um nude, que a marca promete se adequar a todos os tons de pele. 

 

MAYBELLINE

A Maybelline é uma marca norte-americana que surgiu em 1915 e lançou o primeiro cosmético para olhos que podia ser aplicado de modo diário, tendo revoluciado o mercado de cosméticos da época. Seu crescimento foi tão grande que ela se tornou parte do grande grupo de cosméticos L’Oréal em 1996. O primer “Baby Skin” da marca promete o aspecto de “pele de bebê” de forma instantânea, por possuir a tecnologia “instant pore eraser” da Maybelline, que desfoca e refina de imediato a  pele, sem obstruir os poros. Sua finalização é matte e ela promete ação hidratante na pele. Sua embalagem é de 20 ml.

 

BRUNA TAVARES

A marca Bruna Tavares nasceu em 2016 e leva o nome da blogueira e atualmente empresária Bruna Tavares. Ela começou assinando uma coleção para a marca T.Blogs, a “Pausa Para Feminices”, em 2014, e dois anos depois lançou a sua própria. Assim como a Tracta, e a própria T.Blogs, a marca Bruna Tavares pertence ao grupo Farmaervas. O seu primer “BT Blur” é um carro-chefe por prometer um “disfarce óptico instantâneo”; seu acabamento é matte e ele é livre de óleos, além de conter Vitamina E, auxiliando na prevenção do envelhecimento precoce da face. Outra opção é o “BT Hydra Primer” com textura leve e hidratante, sendo livre de silicones. O produto também possui “acquabio” que promete uma hidratação por até 24h.

 

VULT

A Vult é uma empresa brasileira de cosméticos que começou a atuar em 2004, no interior de São Paulo. A sua primeira linha de maquiagem tinha apenas sete itens; atualmente, seu portfólio traz mais de 500 para o segmento. Tamanho seu sucesso, a Vult entrou para o Grupo Boticário, em 2018. Dentre seus primers mais conhecidos, o “Vult BB Primer Efeito Blur FPS 15” protege dos raios UV e garante hidratação com efeito matte por até 6 horas.  – Sua fórmula com efeito blur desfoca as imperfeições. Este é um produto livre de óleos e parabenos que contém extratos naturais e pantenol. Já o “Primer HD”  contém micropartículas que promovem o “disfarce óptico”, reduzindo o aspecto dos poros e linhas de expressão.

 

ZANPHY

A Zanphy Cosméticos é uma marca de origem brasileira que já está há mais de 20 anos no mercado nacional, tendo surgido em 1998. O seu reconhecimento, no entanto, surgiu há poucos anos, através de um público mais jovem. O “Primer HD Zanphy”  possui efeito HD, “alta definição”. De acordo com a marca, na sua composição há proteínas de arroz, que minimizam a aparência dos poros e reduzem as imperfeições da pele. Além disso, também é prometida uma alta capacidade de absorção de oleosidade promovendo efeito matte. Já a “Zanphy Blur Effect Revitalizador Instantâneo” promete que os benefícios de um bom prime serão vistos de imediato, logo após a aplicação do produto. 

 

Fatos interessantes & guia

Ritual de beleza: como aplicar o primer do jeito certo

melhores primers do mercadoO passo a passo é bem simples, mas exige atenção na ordem dos produtos. O primeiro passo é limpar a pele com o sabonete ou gel facial próprio para o rosto. Depois, aplicar o hidratante facial. Assim que a pele absorver, aplique também o protetor solar e deixe secar. Pronto, depois de cuidar da pele, vai ser o momento da pré-maquiagem: aplique o primer com os dedos. Não passe muito produto e comece pela “zona T”: testa, nariz e queixo. O modo correto é aplicar de baixo para cima e com movimento de dentro (centro do rosto) para fora (laterais). Por fim, aplique sua maquiagem.

 

Fontes Informativas

https://www.dicasdemulher.com.br/como-escolher-o-primer-facial-ideal-para-voce/

https://www.belezanaweb.com.br/loucas-por-beleza/tipos-de-primer-para-voce-escolher-o-seu/

https://blog.epocacosmeticos.com.br/dicas-maquiagem/como-escolher-o-seu-primer/

https://www.mariliaterrone.com.br/5-beneficios-do-primer-para-a-sua-maquiagem/

https://stealthelook.com.br/como-escolher-o-melhor-primer-para-a-sua-pele/

 

FAQ

Qual a diferença entre um primer e um blur?

O blur é um produto cuja finalidade é refletir a luz e gerar a ilusão de ótica de que a pele está perfeita. O primer, como dissemos, possui outras vantagens, além de alguns também terem a ação de “blur”.

Como usar o primer líquido?

O primer líquido deve ser espalhado no sentido “de dentro para fora”, começando no centro do rosto e espalhando para as laterais.

O primer pode ser usado diariamente?

Sim, mas como todos os produtos relacionados à maquiagem, deve ser removido antes de dormir.

O que passar primeiro: primer ou hidratante?

Primeiro, você vai cuidar da pele, hidratando-a. Depois, o primer deve ser aplicado, uma vez que o hidratante foi absorvido.

Quanto custa um primer bom?

Existem diversos primers no mercado, com excelentes custo-benefícios, de todos os preços. O importante é levar em consideração os pontos acima mencionados e procurar um com as características certas para você e que se encaixe no seu bolso.

Como fechar os poros do rosto sem primer?

Gelo consegue fechar os poros e substituir o primer, caso o seu tenha acabado.

O primer pode ser usado sem maquiagem?

Sim! Sua versatilidade de usos garante isso! Nos dias em que você não quer passar maquiagem, mas também prefere uma aparência mais uniforme e toque seco, basta aplicar o primer e voilá!

Existe primer só para os olhos?

Sim, existem primers para olhos, lábios e até unhas também. O voltado para os olhos visa diminuir as linhas de expressão da área, além de fixar a sombra. O primer, hidrata e segura o batom e o gloss. O primer para unhas age como selante, dando maior durabilidade.

O hidratante pode ser usado no lugar do primer?

O primer é um produto bastante único, mas sua ausência não impede que a maquiagem seja aplicada, apesar de a aparência da make não ser tão boa quanto com o uso dele. Na ausência do primer, busque por produtos com ação associada, como base com efeito blur, por exemplo. O hidratante segue como indispensável.

Como fazer primer caseiro?

Qualquer produto caseiro é perigoso e seus efeitos não podem ser garantidos, especialmente quando pensamos na sensibilidade da pele, pois ele não passa pelo crivo de especialistas em cosméticos. Contudo, há uma receita com apenas dois ingredientes que promete um efeito similar: bastam duas tampinhas de água mineral e uma tampinha de glicerina. É importante lembrar que esta mistura não deve ser guardada por muito tempo e sempre deve-se ter muita cautela.

1 estrella2 estrellas3 estrellas4 estrellas5 estrellas (sem avaliações até o momento)
Loading...