🥇 Melhores Protetores Térmicos 2024 - Comparativos, Reviews & mais
Leave-in, defrizante e finalizador nem sempre são produtos com proteção térmica - e você pode estar cometendo esses erros na hora de comprar e causando danos aos seus fios. Para se certificar de que você está aplicando o melhor protetor térmico nas suas madeixas, nossos especialistas testaram de maneira rigorosa as marcas mais famosas do mercado, somando 9 horas de estudos teóricos e totalizando 25 horas de comparativos, com testes e experimentos práticos e de caráter eliminatório em todos os diversos tipos de cabelos.
Lista com os melhores Protetores Térmicos de 2024
Última atualização em:
O que é um protetor térmico?
O protetor térmico é um produto capilar que tem a finalidade de proteger os cabelos antes de eles serem afetados por aparelhos que emitem calor excessivo, tais como chapinha, secador, babyliss, difusor, escova rotativa, dentre outros, seja seu uso de maneira diária ou eventual, para de curta ou mais longa duração dos aparelhos. Ou seja, até mesmo durante uma “secadinha” rápida de poucos minutos uma vez na semana, o protetor térmico deve ser utilizado. Antes famoso apenas nos salões de beleza, atualmente o protetor térmico é um item indispensável para as mulheres que fazem os rituais de beleza capilares em casa.
Como o protetor térmico funciona?
O protetor térmico para cabelo age como uma capa nos fios. Ele forma uma camada protetora ao redor da fibra capilar, fechando as cutículas e prevenindo contra os danos causados pela exposição direta do cabelo às altas temperaturas das ferramentas de calor, fazendo com que elas não toquem diretamente no fio, causando estragos maiores.
Por ser um produto termoativado, ele precisa do calor para poder gerar a sua proteção. Sendo assim, uma dica – que não é obrigatória, mas pode dar um up no resultado do produto – é aquecê-lo nas próprias mãos. É simples: esfregue uma mão na outra para ativar a ação do produto. Não se deve aquecer o produto em um micro-ondas, por exemplo. O calor gerado pela fricção das mãos por alguns segundos é mais do que suficiente.
Vantagens e Aplicações
A maior vantagem do protetor térmico é reduzir os danos causados pelas pranchas, secadores e modeladores de cachos. Contudo, o universo capilar vive em constante evolução e o produto vem ganhando novas vantagens. Uma delas é a hidratação. Embora não haja diretamente como um tratamento, em uma rotina de cronograma capilar (que será melhor detalhada a seguir), a maioria dos protetores térmicos contém silicone, que por sua vez preserva a água nos fios, deixando assim os cabelos mais brilhosos e hidratados.
Alguns produtos também podem possuir ação anti-frizz – evitando o surgimento daqueles fiozinhos desalinhados e teimosos que costumam surgir quando os fios são aquecidos. Por outro lado, ele é um dos segredos para uma escova duradoura. Como o protetor térmico fecha as cutículas, o cabelo se torna menos propenso aos efeitos de poluição e umidade, responsáveis pelo fim mais rápido do tão almejado “cabelo de salão” nos fios. Existem também produtos com “efeito liso” que, como o nome sugere, seguram melhor o liso depois da chapinha.
A aplicação sempre deve ser feita antes de usar alguma das fontes de calor, seja a prancha, secador, difusor ou babyliss. Lembre-se: o foco é a proteção, então assim como você passa o protetor solar antes de ir ao sol, o protetor térmico deve ser aplicado antes do contato com as altas temperaturas.
Após lavar seus cabelos como de costume, retire o excesso de umidade com a toalha e desembarace. Coloque o produto na palma das mãos e siga a dica dada acima para potencializar a ação do protetor térmico, esfregando-o entre as mãos. Passe em todo o cabelo de modo uniforme, evitando contato com a raiz, especialmente se ela for oleosa.
Quais os tipos de protetores térmicos disponíveis no mercado?
Fios finos, grossos, lisos, crespos ou cacheados: cada um conta com um protetor térmico específico e que age melhor para tal tipo de cabelo. Fios tingidos, quimicamente tratados ou até mesmo danificados também podem fazer uso deste produto. Seu benefício é preventivo, protegendo contra os inevitáveis danos.
Os protetores térmicos podem ser encontrados em diversas texturas, como sérum, óleos, cremes e sprays. Cada textura é recomendada para um tipo de fio. Como os fios finos (sejam eles lisos ou ondulados) perdem volume com produtos mais densos, os protetores em spray e à base d’água são a melhor opção, por terem uma textura mais solta. Além disso, ele é o melhor para quem quer fazer cachos, seja com babyliss ou difusor, pois não pesa. Uma grande vantagem do produto em spray é a facilidade no momento da aplicação, basta ter atenção se passou em todos os fios de maneira uniforme.
Para os cabelos com fibra mais grossa, o produto em creme é ideal. Ele possui uma textura mais condensada e se firma bem nos fios com esta característica. Já para cabelos ressecados, é importante apostar em texturas como óleos e séruns. Eles podem até mesmo ser reaplicados após a chapinha, babyliss ou escova para potencializar o brilho. Foque na palavra “reaplicar” pois, novamente, para garantir a proteção térmica, o produto sempre deve ser aplicado antes do contato com o aparelho emissor de calor.
Em ambos os casos, seja o seu fio mais grosso ou ressecado é bom procurar por ação hidratante no rótulo. Se for oleoso, mesmo que só na raiz, tenha uma atenção especial para não aplicar na região ou não transferir das pontas para o topo da cabeça. Caso sejam mais sensíveis ou danificados, procure um produto que traga mais resistência e maciez, independente de sua consistência.
As maiores vantagens protetor térmico:
O maior guia de compras sobre protetor térmico
“Leave-in termoativo”, “produto reparador”, “spray térmico”, “fluido termoativado” são alguns dos termos presentes nos rótulos de produtos que podem ter a mesma finalidade: agir como protetor térmico para danos, quebras e estragos causados pelas ferramentas de calor que são usadas, constantementes ou não. Com tamanha variedade de termos, é normal pegar o primeiro da prateleira, que agrade pelo preço, promessas da embalagens ou credibilidade da marca, sem que aquele produto seja o melhor disponível no mercado para as suas madeixas.
Pensando nisso, nossos especialistas decidiram agir e usar de toda a experiência que possuem no universo capilar em prol de definir qual o melhor protetor térmico à venda em 2021 e as outras melhores opções encontradas. A tarefa demandou 9 horas de pesquisas e estudos iniciais, para partir para a segunda etapa com uma série de testes e experimentos, quantitativos e qualitativos. Depois de uma etapa de comparação com as marcas mais consumidas no mercado brasileiro, o resultado final do comparativo e o vencedor do teste puderam ser definidos. Saiba a opinião dos experts e como escolher e comprar o melhor protetor térmico para os seus cabelos no melhor guia de compras!
Principais pontos negativos
Sensação de fios pesados
Sabe aquela sensação de que os fios estão sujos, sem movimento, o famoso “cabelo pesado”? Bem, ela não deve ser uma consequência do uso do protetor térmico. Na verdade, o produto também age como um aliado nos fios soltinhos. Contudo, nem todos os protetores térmicos testados garantiram esse efeito natural, apenas os desta lista.
Após cinco testes direcionados somente a esse ponto, os especialistas eliminaram diversas marcas do comparativo por não apresentarem o resultado esperado, não estando elas em conformidade com o prometido, que é manter a elasticidade natural dos fios – ou seja, o seu movimento.
Aumento de oleosidade no cabelo após o uso
A oleosidade capilar pode surgir por diversos motivos e sua causa sempre deve ser investigada: alterações hormonais, estresse, alto consumo de gordura e lavar os fios com água quente são algumas das mais comuns, assim como o uso de produtos que possuem uma alta fixação. Alguns cosméticos com proteção térmica são bastante resistentes à água, o que inicialmente parece bastante positivo.Quem não gosta de comprar um bom fixador para manter os fios em ordem, não é?
No entanto, uma vez que este produto se fixa de tal maneira que não é eliminado com a lavagem, ele vai se acumulando na raiz do cabelo. A tendência é que os resíduos irritem o couro cabelo e o façam produzir mais óleo para equilibrar. Foram realizados diversos experimentos em caráter de classificação, além de uma verificação de congruência antes da escolha dos melhores.
Não garante a proteção em temperaturas mais altas
Um ponto de muita atenção e provavelmente um dos principais. A função principal do protetor térmico é garantir a selagem das cutículas antes do uso da chapinha, secador, difusor ou babyliss, para que os fios não sofram os efeitos do contato com o calor. Todavia, muitas marcas prometeram uma excelente proteção térmica como garantia de fios bem cuidados, mas poucos produtos comprovaram na prática serem eficazes quando testados em altas temperaturas.
Enquanto que alguns produtos conseguiram atestar a proteção ao alcance máximo de 230° das ferramentas de calor, outros não chegaram nem na metade e foram categoricamente eliminados no teste de adequação. O experimento envolveu 18 marcas famosas no mercado dos cosméticos capilares, restando apenas as aprovadas na lista.
Cuidado com o rótulo: nem todo produto termoativado é um protetor térmico!
É comum confundir os dois por causa dos nomes serem similares, mas as semelhanças param por aí. Após ler este que é o melhor e mais completo guia de compras, você não vai ter mais a menor dúvida na hora de escolher entre eles. No geral, os “produtos termoativados” ou com “ação termoativa” são aqueles cujas propriedades são ativadas com o calor. Ou seja, enquanto que o termoativado necessita de uma fonte de calor para agir e trazer seus benefícios (geralmente nutritivos) para os fios, o protetor térmico tem a função de protegê-lo do calor. Agora que você sabe a diferença, não vai mais comprar “gato por lebre”.
O protetor térmico não é um tratamento
Alguns produtos são desenvolvidos para hidratação, restauração capilar, ação anti-frizz, dentre outros benefícios, e possuem proteção térmica. No geral, o protetor térmico em si não é um tratamento na rotina de cuidados capilares, e sim um produto de ação preventiva para evitar danos, não agindo na recuperação de problemas capilares já existentes. Este é um ponto de atenção muito necessário, pois evita que você use o protetor térmico acreditando na sua eficácia isolada, já que há a necessidade de combinar com outros produtos voltados especificamente para os cuidados.
Como os consumidores podem testar o protetor térmico antes e após a compra?
Caso você frequente os salões de beleza para escovar, chapar ou ondular os fios, veja qual o protetor térmico utilizado e como ele deixa o seu cabelo. Se não é o seu cenário, a melhor forma de escolher o certo para o seu cabelo é a partir de reviews independentes online, como esta. Esta review demandou no total 25 horas de estudo e experimentos e, por isso, possui os selos de autenticidade e confiabilidade. Após a compra, o teste deve ser feito em casa, fazendo uso do produto na quantidade necessária para o tamanho e volume do seu cabelo. Nada de passar menos que a quantidade ideal.
Sempre escolha o produto pela características dos seus fios
Cabelo liso e com química? Cacheado e tingido? Raiz oleosa e com pontas secas? Todas essas infinidades de possibilidades capilares possuem um protetor térmico para chamar de seu, aquele que vai proteger melhor as suas madeixas. Preste sempre atenção ao que diz no rótulo, especialmente na textura.
Os fios finos costumam casar com produtos de consistência líquida ou spray. Dê mais atenção aos produtos com queratina na fórmula, pois ela é uma forte aliada na reconstrução capilar, redução de frizz e no fortalecimento da fibra capilar. Se os seus fios forem mais grossos, a textura em creme com base de silicone é adequada. O enfoque deve ser, nesse caso, em componentes que garantam nutrição com lípidos e aminoácidos na formulação.
Se você usar as ferramentas de calor com frequência, opte por produtos com ação hidratante
Existe uma ideia que é comumente repassada de que se você usa as ferramentas de calor “rapidinho”, não precisa aplicar o protetor térmico, já que são “apenas cinco minutinhos”. Ou ainda, quem faz o uso “de vez em quando”, também não precisa. Fica o alerta: essas informações não são verdade! Exposto por poucos ou vários minutos, seja com babyliss, difusor, secador ou prancha, uma vez na semana ou diariamente, os fios devem ser sempre protegidos. Por outro lado, se você faz o uso frequente de alguma ou algumas das ferramentas, é importante adquirir um produto que tenha propriedades de hidratação. Essa informação vai estar bem visível no rótulo.
Leve em consideração a frequência de uso das ferramentas de calor na hora de escolher
Como dissemos acima, não importa se você usa as ferramentas de calor poucas ou várias vezes, elas sempre devem ser acompanhadas de uma aplicação de protetor térmico. Contudo, a frequência do uso deve ser levada em conta antes de comprar um produto, especialmente se você não conhece o produto e como os seus fios vão se comportar com ele. O primeiro ponto de atenção é: se você aquece seus cabelos diariamente, procure pela maior embalagem à venda, geralmente o máximo é 300 ml, mas só caso o escolhido faça parte da classificação dos Melhores Protetores Térmicos do Experts Testam. Se usar de maneira esporádica, embalagens de 60 ml a 100 ml são ideais e práticas.
Combine o protetor térmico com os outros produtos que usa no cronograma capilar
Se você não sabe o que é um cronograma capilar e faz uso de algum dos aparelhos de calor, precisa conhecer e criar o seu cronograma o quanto antes! Um cronograma capilar nada mais é do que uma rotina definida de cuidados capilares apoiada em três pilares: hidratação, nutrição e reconstrução dos fios, específica para as necessidades de cada madeixa. O ponto principal é repor a água, os lipídios e a massa capilar perdidos ainda mais rápidos quando o cabelo é exposto ao calor do secador, chapinha, babyliss, ou ainda a processos químicos como tintura, alisamento ou progressiva. Então, ter uma rotina de cuidados aliada ao uso do protetor térmico é fundamental para tratar e prevenir ao mesmo tempo os efeitos danosos.
Atenção extra ao rótulo se você é adepta aos métodos no poo e low poo
Se você faz uso da técnica de higienização capilar “no poo”, que não utiliza xampu, ou “low poo”, formulações com sulfatos bem leves ou sem essa substância, a atenção deve ser dobrada no rótulo do protetor térmico. Se na formulação constar produtos com petrolatos e parafinas, ou produtos que não se misturam com a água, tais quais silicones insolúveis e óleo mineral. Eles grudam nos fios e pode ser preciso o uso do sulfato para a limpeza. Assim, o sinal vermelho deve ser ligado.
MARCAS
REDKEN
A história da Redken é de cuidados capilares desde a sua criação. Tudo começou quando a atriz Paula Kent, da década de 50, se uniu ao seu cabeleireiro Jheri Redding na criação de um produto que a ajudasse com suas alergias capilares. Da união dos dois surgiu a Redken, ganhando tanta relevância que entrou no conglomerado de beleza L’Oréal em 1993. Nos seus protetores térmicos, o “Iron Shape 11” é um spray de 250 ml que protege os fios do calor de até 232° e promete também uma ação de hidratação e muito brilho. Uma outra opção é o “Redken 25 benefits One United”, que vem em uma versão menor, com 150 ml, e promete 25 benefícios, dentre eles uma proteção térmica de até 230°.
KÉRASTASE
A francesa Kérastase é um dos nomes referência quando pensamos no mercado da beleza a nível mundial. A marca pertence ao grupo da gigante L’Oréal e é comercializada em 67 países. Inicialmente, a Kérastase era uma marca voltada para profissionais do segmento da beleza como cabeleireiros, contudo, decidiu alçar voos mais altos e estreou no home care também há alguns anos, se firmando com força total no setor. No Brasil, a empresa chegou em 1994 e não para de criar novos produtos. O produto “Genesis Défense Thermique” é um protetor térmico de 150ml voltado para cabelos frágeis e com tendência à queda. O produto promete cuidar da fibra capilar quando em contato com altas temperaturas até 220°C, reduzindo o frizz e o risco de queda dos fios devido à quebra.
TRUSS
A Truss é uma empresa brasileira que nasceu para os salões de beleza e posteriormente passou a investir em linhas de cuidados capilares com produtos com resultado profissional para o uso em casa. A marca surgiu em 2003 após perceber que o mercado das madeixas brasileiras era dominado por marcas internacionais. Atualmente, a Truss tem mais de 90 distribuidores em todo o Brasil e importa para 20 países. O seu protetor térmico mais conhecido é o “Hair Protector”, com textura em gel creme e que possui proteção UV. O produto também diz proteger até 80% da ação direta das ferramentas de calor, recuperando a resistência e prevenindo pontas duplas. Já o “Brush Thermo-Activated Keratin” traz o benefício da queratina aos fios, além da mesma proteção térmica do primeiro produto.
INOAR
A Inoar nasceu na união entre uma dona de um salão e um vendedor de cosméticos, em 2008. Eles decidiram criar produtos que deixassem uma finalização mais natural ao mesmo tempo que diminuísse o volume capilar. Uma marca brasileira, atualmente a Inoar importa para mais de 40 países e se tornou um grande nome no mercado. Em território nacional, mais de 30 cidades possuem escritórios da empresa. Ao todo, o portfólio da marca carrega mais de 300 produtos. A linha “Argan Oil” traz uma série de produtos com ação termoativada. Já a linha “Cicatrifios” tem um carro-chefe, um leave-in com proteção térmica e que promete não pesar nos fios.
WELLA
Uma das marcas mais antigas do mercado dos cosméticos capilares, a alemã Wella surgiu em 1880. Sempre voltada para os cabelos, no entanto, seu início foi com a venda de perucas, tranças e mechas de cabelo natural. De lá para cá, a Wella se tornou uma referência mundial por seguir as tendências e focar em tecnologia para estar sempre entre as melhores marcas. O produto da linha Wella Professionals EIMI “Thermal Image” é um spray bifásico com dupla-ação: a primeira é proteger os fios do calor até 220°, enquanto que a segunda visa trazer maciez e brilho. A embalagem do produto conta com 150 ml.
SALON LINE
Genuinamente brasileira, a marca surgiu em 2016 dominando um mercado que está em constante crescimento: o dos cabelos cacheados e crespos. Tamanho crescimento, a empresa saltou e hoje seus produtos abrangem todas as texturas de fios: cacheados, crespos, lisos, coloridos e descoloridos. Seus produtos são tão específicos para cada tipo de cabelo que há um spray térmico da linha “#TôDeCacho” especialmente para tais fios, promovendo hidratação por ter D-Pantenol, além de conter babosa, um ingrediente com várias vitaminas e óleo de coco. Também, há um produto específico para cabelo liso, o “Meu Liso Muito + Liso”, um creme defrizante com protetor térmico e que não contém sal.
L’ORÉAL
Há mais de 60 anos no Brasil, a empresa multinacional francesa de cosméticos com sede em Clichy, na França, L’Oréal é uma das líderes em território nacional. São milhares de produtos capilares no portfólio da companhia, que desde a sua criação, em 1909, é voltada para cuidados capilares; tanto que seu primeiro produto foi uma tinta que deixava um resultado mais natural nos cabelos, sendo considerada por muitos a primeira tinta. Na submarca “Serie Expert”, o creme protetor térmico de 150 ml é específico para cabelos ressecados e ásperos, possuindo uma ação nutritiva. Na submarca “Elseve”, o “Leave-In Reparador Cicatri Renov” pode ser usado em cabelos pós química e é um reparador capilar de 50 ml com proteção térmica.
LOWELL
Desenvolvida nos anos 1990, a Lowell Cosméticos é uma empresa brasileira de essência paulista que conta com mais de 100 itens em seu portfólio, que vão desde os segmentos profissional até o home care. Pensando em proteção térmica, o produto “Liso Mágico” é um fluido termoativado que promete “14 benefícios” além de proteger contra os danos causados pelo calor. Em textura de spray e embalagem de 200ml, ele é voltado para o tipo de cabelo normal, não sendo recomendado para cabelos com química. Outro produto é o “Deslumbre”, um selador de cutículas com proteção térmica que promete selar e blindar os fios, bem como trazer nutrição e brilho.
C. KAMURA
Celso Kamura ainda hoje é um nome conhecido como “o beauty expert das estrelas”, uma vez que diversas delas já tiveram seus fios cortados e tratados pelo hair stylist cuja carreira já ultrapassa os 40 anos. Na sua linha de cuidados capilares, a C. Kamura, o profissional de beleza buscou trazer os cuidados do salão para dentro de casa. Os seus “Leave-in Desembaraçante” e “Leave-in Nutritivo” são produtos termoprotetores, sendo o primeiro voltado para cabelos quimicamente tratados e restauração estrutural dos fios, e o segundo com ação preventiva de ressecamento e brilho. Já o produto “Intense One 10-In-1” garante 10 benefícios, dentre ação anti-frizz e fixação do penteado, sendo um de seus benefícios a proteção térmica.
JACQUES JANINE
A história de amor entre um francês e uma brasileira, que começou em 1958, fez surgir uma rede de salões de beleza cuja credibilidade também se estende para uma marca própria de força no país, a Jacques Janine. Seu “Fluido Termoativado Liso Absoluto” é um produto em textura de spray voltado, como o próprio nome diz, para os fios lisos. Ele é especialmente desenvolvido para fios indisciplinados e traz em sua fórmula os extratos de chia, linhaça e óleo de amaranto. Voltado para “todos os tipos de cabelos”, o “BB Cream” da marca é um finalizador com proteção térmica, filtro solar e que promete uma restauração dos fios e ação hidratante também.
Fatos interessantes
Protetor térmico e protetor solar capilar
Muita gente confunde o protetor térmico e o protetor solar capilar. Apesar de ambos serem apropriados para os fios expostos ao calor, o primeiro é usado antes do contato com os aparelhos que emanam calor, enquanto que o segundo deve ser usado antes da exposição direta aos raios solares, seja durante uma ida à praia, parque ou piscina, agindo de maneira similar a de um protetor solar para a pele. Não é comum encontrar ambas as proteções em um só produto, até pelas diferenças de finalidade. O filtro UV capilar protege dos raios ultravioleta emitidos pelo sol e de radicais livres como vento e poluição, entre outros. Ambos podem ser utilizados diariamente, caso seja necessário.
Fontes Informativas
https://cabelo.com.br/protetor-termico-para-cabelo/
https://blog.aneethun.com/protecao-termica-para-os-cabelos-8-mitos-e-verdades/
FAQ
Defrizante e protetor térmico: há diferença?
Sim. O defrizante auxilia na diminuição do frizz e na finalização com ferramentas de calor e pode ter proteção térmica, mas nem todos têm. Por outro lado, enquanto o protetor térmico protege os fios das altas temperaturas, ele nem sempre tem ação anti-frizz.
Yamasterol é protetor térmico?
O Yamasterol é um produto clássico e bem utilizado para diversos benefícios capilares, mas não há em seu rótulo a garantia de ser um protetor térmico. É importante optar por protetores térmicos de fato para garantir que seus fios estão de fato protegidos.
Todo leave-in é um protetor térmico?
Não. O leave-in visa tratar o cabelo enquanto está secando ou já seco mas, assim como o defrizante, nem sempre tem proteção térmica. O mercado atual, no entanto, conta com vários leave-in que são protetores térmicos também. A atenção deve ser na embalagem.
Algum produto substitui o protetor térmico capilar?
Para diminuir os danos aos fios causados pelo calor, não.
Como fazer protetor térmico caseiro?
Existem diversas receitas na internet e a eficácia delas não é comprovada como a dos produtos testados. Uma das mais famosas é com óleo de argan e água termal. Com 50 gramas de creme para pentear, 100ml de água termal, uma colher de chá de óleo de argan e uma de sopa de soro fisiológico. Basta misturar tudo e aplicar com spray.
Protetor térmico pode ser aplicado em cabelo seco?
Sim. Seus efeitos são melhores com o cabelo úmido para escovas e chapinhas. Se for usar um difusor, o ideal é que seja aplicado com os fios secos.
Pode usar creme para pentear antes do protetor térmico?
Sim. O uso do creme para pentear não prejudica a proteção do produto.
Qual o melhor protetor térmico para loiras?
No caso das loiras, o protetor térmico deve ser qualquer um que seja adequado para cabelos tingidos. Ou seja, independente da coloração, a melhor alternativa é buscar produtos para fios com química.