🥇 Melhores Vitaminas C para o Rosto 2024 - Comparativos, Reviews & mais
Nem todas as vitaminas C para o rosto deixam o efeito prometido na pele. Pensando nisso, nós testamos diversas marcas e determinamos quais são as melhores do ano.
Lista com os melhores Vitaminas C para o Rosto de 2024
Última atualização em: O produto "Tracta Vitamina C" foi adicionado à tabela na posição 1 com a avaliação 9.88.
O que é vitamina C para o rosto?
A vitamina C é um nutriente importante para o corpo por fortalecer o sistema imunológico. É uma vitamina essencial para formação das cartilagens, músculos e ossos. Como ela não é naturalmente produzida pelo nosso organismo, é necessário obtê-la através da alimentação, reposição com complexos vitamínicos e, também, com produtos dermocosméticos. A vitamina C para o rosto é um produto feito à base de ácido ascórbico, nome químico do nutriente, e utilizada por causa de sua ação antioxidante que combate os radicais livres e retarda o envelhecimento da pele, podendo também clarear manchas e trazer diversos outros benefícios para a pele do rosto. Atualmente, o mercado para este produto é repleto de opções que vão desde séruns, cremes e máscaras faciais até alguns mais específicos, preparados através de manipulação.
Como a vitamina C age no rosto?
A vitamina C para o rosto é um produto que deve estar aliado à uma rotina de cuidados com a pele, o famoso skincare. Seus benefícios podem ser desfrutados por diversos tipos de pele com necessidades individuais. Na maioria dos casos, seu uso deve ser diário, feito com constância, para alcançar melhores resultados a curto e longo prazo.
Ao ser aplicada na pele, sua propriedade antioxidante combate os radicais livres – como radiação solar, poluição, tabagismo, dentre outros – retardando o envelhecimento da pele que é acelerado por estes motivos.
Uma outra característica anti envelhecimento da vitamina C é sua produção e preservação de colágeno, diminuindo assim as rugas e linhas de expressão que surgem com os anos. Sua capacidade de cortar a produção de tirosinase, que é uma enzima relacionada à pigmentação, a torna um benefício para quem busca no produto uniformizar o tom e clarear manchas. Também, a vitamina C é conhecida por trazer luminosidade à pele.
Quais os tipos de vitaminas C para o rosto disponíveis no mercado?
São várias as opções no mercado quando o assunto é vitamina C facial. Isso só reforça a importância dos nossos testes de adequação, comparação e pesquisa para chegarmos a conclusão de quais são as melhores vitaminas C para o rosto no mercado. A variedade se dá por vários aspectos, dentre eles: textura do produto, concentração do nutriente presente, se vitamina C pura ou derivada.
Dividindo por textura, existem duas versões populares: a primeira é a sérum, cuja consistência é praticamente líquida, por mais estranho que pareça, já que lembra um “óleo” esta é a consistência mais indicada para peles oleosas e/ou acneicas, por deixar um toque seco e diminuir as chances de obstrução de poros já que não deixa resíduos gordurosos.
A segunda, para as pessoas com o tipo de pele seca, é recomendável utilizar a vitamina C em creme. Ela possui uma textura que hidrata e deixa um aspecto “refrescante” por mais tempo na pele, por ter uma consistência mais espessa. Ambas as opções passaram pela inspeção do nosso time antes de chegarmos a esta opinião. Se a sua pele for muito seca, talvez seja interessante adquirir um hidratante facial específico.
Um outro ponto que deve ser levado em consideração é se o produto contém a vitamina C pura, que é a molécula do ácido ascórbico, ou sua versão estabilizada, feita a partir de moléculas criadas do ácido L-ascórbico, contudo, sem o ácido. Segundo alguns dermatologistas, a pura é a melhor escolha para pessoas com pele normal, oleosa ou com acne, pois são tipos de pele que possuem uma maior resistência ao componente. Nas pessoas com pele sensível ou com rosácea, a opção estabilizada pode ser melhor, já que estes tipos de pele tem baixa tolerância para o ácido ascórbico, ficar com a pele irritada após o contato com este composto.
O maior guia de compras sobre protetor solar
Diante de todos esses benefícios para a pele que citamos, é de se esperar que você queira uma vitamina C para o seu rosto agora mesmo! Com tantas disponíveis, você certamente precisa de ajuda para saber qual a grande vencedora dentre as comparadas em análises e testes práticos realizados com os produtos. Nosso escopo foi baseado em testar os produtos com as melhores classificações no mercado para dar a nossa opinião. Com esta informação em mãos, você vai saber como escolher e como encontrar o produto ideal para as suas necessidades, diante de diversos no mercado que prometem uma ação antioxidante que não é eficaz.
Os principais benefícios de aplicar vitamina C no rosto são:
Vantagens e Aplicações
As diversas vantagens de aplicar a vitamina C no rosto são bem conhecidas por quem adicionou este produto dermocosmético ao ritual diário de beleza. A primeira delas é que não há contraindicação: todos os tipos de peles devem usar vitamina C, basta encontrar o melhor tipo para as suas especificidades. A seguir, vamos ajudar você a encontrar a melhor vitamina C facial.
É bem importante destacar que apesar de sua maior vantagem ser a redução de rugas e linhas finas, características que costumam ser mais aparentes em pessoas mais velhas, este produto é muito recomendado para peles mais jovens também, pois traz um resultado preventivo. A vitamina C previne o envelhecimento precoce da pele, ajudando na manutenção do já existente; também, uniformiza a pele ao clarear manchas de sol como sardas e pintas, bem como de acne.
O modo de usar vai depender da versão escolhida, se em sérum ou creme. Independente da escolha, nossos especialistas fizeram os comparativos necessários e chegaram aos melhores produtos no mercado. Um ponto de similaridade entre ambos: ao testar o produto pela primeira vez, comece passando em uma pequena área para verificar se haverá irritação ou alergia. Este deve ser aplicado gentilmente no rosto, pescoço e colo, de uma a duas vezes por dia, conforme orientações.
Os cinco principais problemas que encontramos após a avaliação:
Pode oxidar ao entrar em contato com a água, sendo instável na pele do rosto
Nosso rosto é repleto de pontos de transpiração. A “zona T”, composta por testa, nariz e queixo, é a parte do rosto que possui um maior número de glândulas sebáceas, sendo a área mais gordurosa da face. Quando transpiramos, colocamos água para fora do corpo. Algumas vitaminas C faciais foram eliminadas no teste prático por não terem resistido à transpiração ou a água que vinha no meio externo, como respingos de chuva, por exemplo, causando a sensação de “derretimento” no rosto. A dica neste caso é buscar pelos compostos retinol e/ou ácido hialurônico na fórmula; eles prometem maior durabilidade e resistência à água.
Causa descamação e ardência em peles mais sensíveis
Algumas versões reprovadas causaram reações alérgicas em peles mais sensíveis, como vermelhidão e descamação. Felizmente, nada que preocupe. Desde a textura até o tipo de vitamina C (se pura ou estabilizada), bem como a porcentagem do nutriente influenciam na reação que esta terá em tipos de pele. Cada pele possui características individuais e únicas que necessitam ser levadas em consideração ao escolher uma compra. Peles mais delicadas ou com características específicas como rosácea devem buscar pelo produto em concentração menor e escolher a versão estabilizada, sem o ácido ascórbico.
Aumento de acne e oleosidade na pele
As pessoas que sofrem com pele oleosa e/ou acneica podem notar um aumento de cravos e espinhas dependendo da escolha que fizerem. De modo geral, a vitamina C é um ativo hidrossolúvel, ou seja, dissolvido em água, não tendo carga comedogênica. Contudo, a depender do produto escolhido e sua textura, ela pode sim desenvolver cravos e espinhas em pessoas que já possuem tendência para tal. Assim, é necessário optar por produtos com toque seco ou aveludado, buscando a sensação de conforto na pele. Como muitas vezes a vitamina C facial é combinada com outros produtos, as várias camadas podem deixar a sensação de “peso” na face, logo, minimizar este efeito é essencial para que o uso frequente do produto não seja um problema.
Não faz milagres “do dia para a noite”
Depois que a vitamina C para o rosto foi lançada no mercado, seu “boom” fez com que diversas pessoas vissem suas vantagens como um verdadeiro milagre. Muitas marcas utilizam disso para vender seus produtos, prometendo grandes mudanças do dia para a noite. Contudo, após nossos testes e pesquisas, podemos afirmar que o efeito não é imediato. Ele requer cuidado contínuo, hábitos e rotinas de skincare. Seu papel antioxidante também é de preservar, não apenas de corrigir.
Não clareia como promete
Uma das outras propriedades esperadas é o clareamento da pele. Ela atua inibindo a enzima tirosinase que produz pigmento. Ela fecha a produção de melanina na sua pele, logo, as manchas devem reduzir ou ao menos diminuir o contraste. Todavia, no controle que nossa equipe fez deste produto, é possível identificar que nem todas as marcas tiveram o resultado clareador que prometeram em seus rótulos.
Como os consumidores podem testar seus produtos antes ou imediatamente após a compra?
Como a vitamina C para o rosto é um produto com resultados a longo prazo, não sendo possível verificar sua eficácia de imediato, em um único uso, o teste precisa ser feito após a compra do produto. O importante, neste caso, é identificar qual o seu tipo de pele (normal, mista, oleosa, acneica, sensível) e ter em mente as dicas que demos aqui para uma maior assertividade na escolha.
A vitamina C facial é um produto que pode ser encontrado tanto em lojas físicas como pela internet. Algumas lojas virtuais possuem políticas de troca mais flexíveis que as físicas em caso de arrependimento da compra, desde que o produto não tenha sido aberto. Para caso de algum defeito ou avaria no produto ou embalagem, as políticas de troca costumam ser bem similares para ambos os cenários
Os 5 pontos mais importantes que os consumidores precisam saber quando vão comprar uma vitamina C facial
Definir qual a concentração da vitamina C;
No mercado, existem opções de produtos com concentrações que variam entre 5% a 20% de vitamina C. Para um primeiro contato com o nutriente, é necessário optar por concentrações mais baixas, até para que a pele “não se assuste” e tenha reações adversas.
Escolher a textura mais confortável para a sua pele
Entendendo qual o seu tipo de pele e as particularidades dela, o próximo passo é definir qual a consistência ideal para que não fique a sensação de incômodo na face.
Determinar se seu uso será isolado ou combinado com outras vitaminas e ácidos
A vitamina C é um nutriente que possibilita o uso tanto de forma isolada, quanto aliada a outros nutrientes para um resultado mais específico. Ao ser combinada com a vitamina E, por exemplo, seu efeito antioxidante é potencializado.
Traçar – e seguir! – uma rotina de skincare
Como nós já dissemos, a vitamina C não deve ser esperada como um produto de ação imediata, já que a maioria dos seus efeitos são vistos a longo prazo. Ter uma rotina de cuidados com a pele vai potencializar e até mesmo acelerar seus benefícios.
Não escolher com base no preço
Pode parecer óbvio dizer isso… Mas, especialmente no nicho dos dermocosméticos, preço não é garantia de qualidade. O que podemos concluir após tantos testes e comparativos é que, em caso de dúvida, a confiabilidade da marca é o melhor recurso.
Marcas
PAYOT
A Payot começou a atuar no Brasil em 1953; de lá para cá, a empresa se tornou 100% nacional e é um nome forte no departamento de cosméticos. A marca Payot possui diversas linhas, todas relacionadas à beleza e saúde, com mais de 120 itens somados. São produtos para cuidados do rosto, corpo, cabelo e maquiagem. Ela vem ganhando cada vez mais destaque com os produtos para a pele da face, embora que seu maior reconhecimento ainda hoje seja através das maquiagens. Atualmente, a Payot possui mais de 3000 pontos de vendas espalhados pelo Brasil, e garante que cobre toda a extensão territorial do País.
LA ROCHE-POSAY
A La Roche-Posay é uma marca que surgiu na região de La Vienne, na França, em 1928. Apesar de antiga em terras francesas, só foi há pouco mais de 20 anos, no ano 2000, que ela entrou no mercado brasileiro e começou a ganhar muito destaque. Hoje, a La Roche é a líder de vendas no setor de dermocosméticos. Sua linha de séruns, inclusive o com vitamina C, é um dos seus destaques atuais da marca, sendo carro-chefe de vendas. Além deles, a marca também conta com outros diversos produtos como linha própria para cabelo, limpeza da pele e protetores solares.
TRACTA
A Tracta é uma marca pertencente ao grupo Farmaervas. A Farmaervas é uma empresa que nasceu em 1940 e é reconhecida por seus produtos naturais, especialmente os voltados para os cuidados com os cabelos. A empresa possui diversos produtos relacionados com a medicina natural, e da união da fitoterapia com os cosméticos. Sendo a dona da marca Tracta, atualmente um nome que só cresce no segmento de cosméticos, nada mais coerente do que seus produtos levarem este tom mais natural. A Tracta é uma marca reconhecida por ter preço e qualidade associados, sendo uma grande player no mercado atual, especialmente com suas maquiagens e produtos de skincare.
ADCOS
A Adcos é uma marca brasileira que está no mercado de dermocosméticos desde 1993. O diferencial da empresa é ser “made in Brazil”; e, por isso, possuir uma abordagem mais local, tendo o foco na pele brasileira e desenvolvendo produtos voltados para as particularidades que este tipo de território e pele oferecem. Atualmente, a empresa possui mais de 200 produtos à venda no mercado, a maior parte deles é voltada para cuidados com a pele. A marca se posiciona como uma empresa preocupada em prevenir e alertar sobre os efeitos do câncer de pele no Brasil, realizando ações para conscientizar seu público-alvo.
VICHY
A essência da Vichy é voltada para os cuidados com a pele, especialmente do rosto, desde seus primórdios. A marca nasceu na França também, mais precisamente em Auvergne, em 1931. Ela começou com as águas termais que brotam de vulcões desta cidade e possuem, segundo a empresa, propriedades milagrosas para a pele. E assim segue a Vichy até os dias atuais: cuidado da pele com produtos inovadores e buscando a individualização dos tratamentos para cada pessoa. O tratamento é um diferencial, já que existem dermatologistas da marca para desenvolver um diagnóstico da sua pele e de como os produtos da marca vão atuar nela.
NIVEA
A marca Nivea nasceu em Hamburgo, na Alemanha, em 1911. “Nivea” vem de “neve”, referência à cor branca do seu primeiro produto, um creme facial que segue campeão de vendas até os dias atuais. Seus últimos lançamentos foram voltados para cuidados com a pele e o envelhecimento dela; os séruns anti-rugas com vitaminas e outros ativos, já mostrando que apesar da variedade de produtos – que vai desde desodorantes até loções pós-barba – a Nivea segue olhando para o futuro e para as tendências que o mercado busca. Seguindo tendências, a marca demonstra se preocupar cada vez mais com questões ambientais também.
SKINCEUTICALS
“A nossa missão é melhorar a saúde da pele”, este é o lema da norte-americana SkinCeuticals. A empresa não é tão antiga no mercado brasileiro, contudo, segue ganhando cada vez mais espaço com seus produtos faciais. O fundador da marca, Dr. Sheldon Pinnell, foi um dos grandes nomes a estudar a vitamina C e outras formulações que combatem e previnem danos posteriores. Os produtos são fabricados nos Estados Unidos e enviados para diversos países. A marca é tão forte no setor que atua tanto em cuidados para pele feitos em casa, como em tratamentos mais específicos dentro de clínicas de estética
GARNIER
A empresa francesa surgiu em 1904, na cidade de Blois, região central da França, quando Alfred Amour Garnier, um jovem químico, criou um tônico capilar que utilizava extratos de plantas. Um dos slogans da empresa já explica muito sobre sua posição no mercado: “Cabelos fortes e brilhantes. Pele hidratada e perfeita.” O primeiro foco da marca Garnier é em cuidados para o cabelo, com shampoos e condicionadores, hidratações e máscaras capilares; por outro lado, a busca e entrega da pele perfeita é o seu segundo maior objetivo. Há mais de 15 anos atrás, em 2005, a marca que pertence à L’Óreal lançou sua primeira linha de produtos para o tratamento da face , incluindo cremes anti-ruga, tonificantes, demaquilantes e cremes firmadores.
AVON
A Avon nasceu na França do tradicional “venda de porta em porta”. Sua primeira revendedora autônoma foi em 1889; a empresa chegou ao Brasil em 1958 e já garantiu espaço em todo o território brasileiro. Maquiagens, perfumes, produtos para casa e até mesmo roupas fazem parte do catálogo atual da marca, que não existe mais com tanta força nas vendas por revistas e sim online. O Brasil possui a maior operação da companhia e detém sua maior força de vendas. Sua linha para rosto conta com produtos voltados para cravos e espinhas, antissinais, limpeza, cuidado com os olhos, dentre outras áreas importantes no segmento de cosméticos.
THE BODY SHOP
A The Body Shop surgiu em 1976, na Inglaterra, e é uma marca de cosméticos, produtos de beleza e perfumes reconhecida por suas questões ambientais, tendo sido criada pela ativista Dame Anita Roddick. Em visita ao Brasil, em 1984, ela criou o programa “comércio justo comunitário”, em que os índios seriam seus fornecedores de castanha, visando que eles parassem de viver da venda de madeira. A empresa pertence ao grupo Natura e possui mais de mil produtos em seu portfólio. Os produtos voltados para cuidados com a pele sempre estão entre os mais procurados e vendidos nas lojas da The Body Shop.
Fatos interessantes
Vitamina C e protetor solar
Quando aplicada na face pela manhã deve estar em conjunto com o protetor solar porque a vitamina C fortalece a camada de proteção do filtro, deixando-o mais potente contra os raios ultravioleta. Afinal de contas, a vitamina C auxilia contra os radicais livres e os efeitos antioxidantes do meio ambiente, expandindo a proteção do protetor solar. Segundo alguns estudos, os filtros solares não bloqueiam todos os radicais livres dos raios ultravioleta. Logo, para aumentar a camada de proteção, é muito necessário fazer uso de outro antioxidante, nesse caso a vitamina C. A ordem de aplicação deve ser: primeiro, a vitamina C; por fim, o protetor solar de sua preferência.
Combinações que dão certo
A combinação da vitamina C com outras vitaminas e ácidos é a melhor forma de potencializar os efeitos vistos através de testes e comparativos. Ao usar com a vitamina E, as células da pele ficam cada vez mais fortes, diminuindo as chances de rugas e peles secas. Quando utilizada com ácido hialurônico, seu objetivo é uma aparência mais rejuvenescida. Com ácido salicílico, a pele oleosa agradece.
Outras vitaminas que podem ser boas para a pele do rosto e seus benefícios
Vitamina C e Melasma
Por causa de seu poder clareador, o nutriente ajuda na diminuição da produção de melanina em excesso. É por isso que é uma escolha muito comum para tratar manchas no rosto, que vão desde melasma a acne. Contudo, no tratamento para melasma a vitamina C não é o ponto principal, agindo como coadjuvante de um tratamento mais complexo do que apenas a rotina de skincare.
Melhor forma de aplicar a vitamina C no rosto
A frequência da aplicação depende de cada produto: alguns devem ser passados duas vezes ao dia, pela manhã e à noite, enquanto que outros apenas em um dos turnos. É importante ter atenção e ler as indicações do rótulo para poder determinar a melhor maneira. Em caso de dúvidas, consulte o dermatologista.
Fontes Informativas
https://www.tuasaude.com/vitamina-c-para-o-rosto/
https://www.manipulae.com.br/artigos/vitamina%20c%20para%20o%20rosto
https://www.sallve.com.br/blogs/sallve/vitamina-c-beneficios
FAQ
Vitamina C arde no rosto?
No geral, não. Mas tal reação pode acontecer caso você não esteja utilizando o produto ideal para sua pele. Inicialmente, é importante buscar por concentrações menores e em sérum.
Quais alimentos são fontes naturais de vitamina C?
Algumas frutas como acerola, laranja, morango e limão, além de legumes fresquinhos, como espinafre e brócolis, duas ótimas fontes naturais da substância.
Qual a melhor vitamina C para peles mais maduras?
A pele madura deve escolher produtos com foco anti-idade e antioxidante, especialmente com vitamina C concentrada (20%).
Pode passar vitamina C no corpo?
Sim, desde que seja um produto específico para tal finalidade. O mercado possui diversos hidratantes e cremes com vitamina C em suas composições
Como fazer máscara de vitamina C para o rosto em casa?
Existem diversas receitas na internet e é preciso muito cuidado ao aplicar máscaras caseiras no rosto, pois não são testadas nem seguras de reações adversas. Uma receita é: 1 colher de café de vitamina C em pó, 1 colher de café de linhaça moída e 1 colher de sopa de mel. Misturar os ingredientes e deixar na pele por 15 minutos. Repetir 2 vezes por semana.
Homens podem usar vitamina c?
Sim, não há nenhuma contraindicação para os homens. Todos podem cuidar da pele do rosto.
Grávidas podem passar vitamina C no rosto?
As mulheres grávidas podem desfrutar dos benefícios da vitamina C especialmente porque surgem manchas durante a gravidez. Todavia, é importante lembrar que sua pele está mais sensível e que, como as manchas surgem por fatores hormonais, elas demoram mais para sumir.
Vitamina C fecha os poros e dá espinha?
A vitamina C, em si, não fecha os poros e tampouco causa cravos e espinha, mesmo em altas concentrações.
Quais os riscos do uso da vitamina C?
São desconhecidos riscos à saúde, embora haja a possibilidade de alergia e irritações, que dependem de outros fatores já citados anteriormente, como sensibilidade da pele.
Pessoas com rosácea podem usar vitamina C?
A pele com rosácea, uma condição que provoca vermelhidão e pequenos inchaços no rosto, precisa de cuidados especiais e tratamentos próprios. A vitamina C pode ser usada com cuidado e acompanhamento de dermatologista, notando a tolerância de cada paciente.