Neste fim de semana, 3 e 4 de dezembro, acontece a Final do Campeonato Brasileiro de Motocross PRÓ, considerado o maior da modalidade na América Latina. Após passar por estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Goiás (recebeu duas etapas), chegou a hora do Paraná receber as provas que definirão os campeões em três categorias. A rodada decisiva será realizada em Cornélio Procópio (PR).
Apenas a classe MX3 teve o campeão antecipado. O esloveno Roman Jelen venceu a 5ª etapa e já pôde comemorar o título. Na MX1, a liderança está com o equatoriano Jetro Salazar, mas o espanhol Carlos Campano, o brasileiro Jean Ramos e o português Paulo Alberto ainda estão vivos na briga. Já na MX2, a briga está entre o líder Fábio Santos e Gustavo Pessoa. Na categoria Junior, a disputa será entre Leonardo Cassarotti e Leonardo Nunes.
As disputas serão realizadas no Centro de Treinamento das Corujas, no Parque de Exposições Arthur Höffig, localizado na BR-369 KM. 83 - Rodovia Mello Peixoto. A pista que irá receber o Campeonato está quase pronto.
Há mais de duas semanas a Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM) trabalha no traçado. O circuito terá 1.500 metros de extensão. A pista será de média a alta velocidade. O grande diferencial será a Curva 1, logo após a largada, que será bem menos acentuada do que o normal. Assim, quem fizer uma boa largada poderá abrir motor.