A temporada 23/24 do NBB (Novo Basquete Brasil) será iniciada oficialmente no dia 21 de outubro. No entanto, duas partidas serão antecipadas para não atrapalhar os times que cederão jogadores para a Seleção Brasileira nos Jogos Pan-Americanos. Com transmissão da "ESPN", do "SporTV" e do YouTube da Liga Nacional de Basquete, o torneio terá a sua maior edição na história, com 19 equipes participantes.
As tradicionais equipes do Botafogo, Mogi Basquete e Vasco da Gama estão de volta ao NBB e se juntam a Bauru Basket, Brasília Basquete, Caxias do Sul, São José Basketball, Cerrado Basquete, Corinthians, Flamengo, Fortaleza Basquete Cearense, Minas Tênis Clube, Pato Basquete, Paulistano, Pinheiros, Sesi Franca, São Paulo, União Corinthians e Unifacisa.
+ Ex-técnico da Seleção lamenta impasse entre CBB e NBB: ‘As pessoas são muito vaidosas’
As duas partidas antecipadas são do Flamengo. O clube carioca enfrenta o Minas no dia 13 de outubro, às 20h, e o Pato Basquete no dia 15, às 17h. Ambos os jogos serão realizados no Maracanãzinho, no Rio de Janeiro. O duelo responsável por abrir o NBB oficialmente, no dia 21, será uma reedição da última final: Franca x São Paulo. A bola sobe às 18h, no Ginásio do Pedrocão, em Franca.
Na última temporada, o Franca conquistou o bicampeonato ao superar o São Paulo na decisão. Desde a primeira edição, em 2008, o torneio teve apenas cinco campeões: Flamengo (7), Brasília (3), Franca (2), Bauru (1) e Paulistano (1).
+ NBB: Vasco organiza treino aberto, e técnico promete ‘equipe aguerrida e compromissada’
A próxima edição do NBB conta com os principais times do basquete nacional. No entanto, o campeonato não tem mais a chancela da Confederação Brasileira de Basquete (CBB). A entidade retirou o título de competição oficial por causa de disputas judiciais que correm desde o ano passado.
A decisão da CBB acabou deixando os times brasileiros fora da Liga Sul-Americana. Agora, as equipes aguardam uma resposta da FIBA sobre a presença na Champions League das Américas (BCLA), principal competição continental de basquete. O NBB também espera esse anúncio para confirmar o calendário do restante da temporada.