Corinthians é o time que mais ‘comprou gols’ para 2019; Flamengo se aproxima
Reforços do Timão marcaram 50 gols em 2018; com Gabigol e Arrascaeta, Fla encosta
Com 827 gols marcados em 380 partidas disputadas - 2,18 g/j -, o Brasileirão 2018 teve a pior média de bolas na rede desde 1990 - 1,89 g/j. E isso parece ter mexido com alguns dos principais clubes da Série A, que foram atrás de artilheiros para reforçar as suas equipes. Nomes como Gabigol, Pablo, Arthur Cabral e Neilton, que se destacaram na última temporada, mudaram de camisa em 2019. Do exterior, chegam ainda Mauro Boselli, ex-Léon, do México, e Yony Gonzalez, ex-Junior Barranquilla, da Colômbia, que também fizeram um bom ano. Após boa Série B, Ferrareis, ex-Figueirense, Gustavo Paredes, ex-Coritiba, e André Luís, ex-Ponte Preta, também ganharão uma chance na elite do futebol nacional.
Até o momento, o clube que mais 'comprou gols' para 2019 foi o Corinthians. Somados, os sete reforços anunciados até agora estufaram as redes 50 vezes no último ano. Destaque para Boselli, autor de 24. Quem subiu no ranking nos últimos dias foi o Flamengo. Com as chegadas de Gabigol, artilheiro do Brasil em 2018, e Arrascaeta, principal goleador do Cruzeiro, a equipe passou a ter a maior média, com três contratações que totalizaram 46 tentos na última temporada. Confira o ranking com os números dos reforços dos 12 principais clubes do país:
1º - CORINTHIANS - 50 GOLS
Dos 50 gols marcados pelos reforços do Corinthians em 2018, quase metade foi anotado por Boselli. O novo artilheiro corintiano balançou as redes 24 vezes no último ano vestindo a camisa do León, do México, dez a mais que André Luís, outro contratado que fez uma boa temporada atuando por Cianorte e Ponte Preta.
Os meias Richard, Sornoza e Ramiro, com 4 tentos cada, completam a lista de gols das novidades do Alvinegro, já que Michel Macedo e Gustavo Mosquito não balançaram as redes.
2º - INTERNACIONAL - 49 GOLS
Com cinco reforços confirmados até o momento, o Internacional é o segundo clube que mais 'comprou gols' para 2019. Além de Neilton, quarto maior artilheiro do Brasil em 2018 com 21 gols, o time apostou no jovem Guilherme Parede, revelação do Coritiba, que marcou 12 vezes na temporada e no retorno do ídolo Rafael Sóbis, que balançou as rede sete vezes com a camisa do Cruzeiro no último ano.
O Inter trouxe ainda para o seu elenco dois volantes. Um deles, autor de oito gols na temporada: Rodrigo Lindoso. O meia foi um dos destaques do Botafogo no último ano, e chega ao Colorado envolvido na negociação que levou Alex Santana para o Glorioso. Matheus Galdezani, que marcou uma vez pelo Atlético Mineiro, é outro que chega ao Sul.
3º - PALMEIRAS - 46 GOLS
Campeão brasileiro em 2018, o Palmeiras não se conteve apenas manter o elenco vitorioso da última temporada e foi atrás de reforços. O Alviverde já anunciou a chegada de cinco novos nomes para 2019: Arthur Cabral, Zé Rafael, Carlos Eduardo, Felipe Pires e Matheus Fernandes.
Do quinteto, quem mais vezes estufou as redes na última temporada foi o centroavante Arthur. Pelo Ceará, o atacante marcou 24 vezes, terminando 2018 como o segundo maior artilheiro do país, atrás apenas de Gabigol. Zé Rafael, com 13, também viveu um bom momento. Carlos Eduardo, seis vezes, Felipe Pires, duas, e Matheus, uma, também marcaram.
4º - FLAMENGO - 44 GOLS
O Flamengo pode não aparecer no top 3 do ranking, mas é o clube que contratou mais gols em média. Com apenas três reforços confirmados até o momento, o Rubro-Negro já trouxe para o seu elenco 44 gols marcados em 2018.
Nesta terça-feira, de uma só vez, o clube acertou as chegadas de Gabigol, artilheiro do Brasil em 2018 com 27 gols, atuando pelo Santos, e o ex-cruzeirense Arrascaeta, 11º no ranking de goleador do último ano com 15 tentos. Eles se juntam ao zagueiro Rodrigo Caio, ex-São Paulo, autor de dois gols.
5º - SÃO PAULO - 29 GOLS
Mesmo já contando em seu elenco com nomes de peso como Nenê e Diego Souza, o São Paulo foi atrás de novos reforços para o setor ofensivo. Além de repatriar o ídolo Hernanes, que marcou 4 vezes em 2018 com a camisa do Fortune, da China, o clube trouxe também Pablo e Biro Biro para o ataque.
Jogando com a camisa do Athlético, Pablo foi o 7º maior artilheiro do Brasil no último ano com 18 tentos. Com cinco gols em apenas 11 jogos pelo Shanghai, também chinês, Biro Biro também fez boa temporada. O lateral-direito Igor Vinícius é outro que estufou as redes, marcando duas vezes pela Ponte Preta. Willian Farias e Léo Pelé passaram em branco.
6º - VASCO - 21 GOLS
Mesmo contratando mais jogadores para o setor defensivo do que de ataque, o Vasco aparece bem colocado no ranking de gols marcados por seus reforços em 2018. Os oito anunciados até o momento estufaram as redes em 21 oportunidades, com destaque para Ribamar, autor de seis tentos.
Curiosamente, Bruno César, principal nome a chegar em São Januário, não marcou. Vindo de uma temporada de lesão pelo Sporting, o camisa 10 pouco atuou na temporada. Em contrapartida, Yan Sasse, jovem vindo do Coritiba, marcou cinco vezes. Os laterais Danilo Barcelos, com 4, e Cláudio Winck, com 3, também foram bem. Fellipe Bastos, Cáceres e Lucas Mineiro, com um gol cada, completam a lista.
7º - FLUMINENSE - 18 GOLS
Com Pedro machucado e as saídas de Marcos Júnior e Sornoza, o Fluminense começa 2019 com Yony González como esperança de gols. O colombiano foi um dos destaques do Junior Barranquilla na última temporada, marcando 11 gols em 51 jogos.
Quem também chega em alta é Mateus Gonçalves. Apesar da queda do Sport, o atacante foi bem nas partidas finais do time, marcando 3 gols no Brasileirão. No ano, foram 5 - atuou pelo Tijuana, do México, no 1º semestre. Bruno Silva, com dois tentos pelo Cruzeiro, completa a lista, já que Matheus Ferraz, Ezequiel e Luiz Felipe não anotaram gols em 2018.
8º - ATLÉTICO MINEIRO - 13 GOLS
Com Ricardo Oliveira, Cazares e Chará garantidos para 2019, o Atlético Mineiro se preocupou em reforçar o sistema defensivo. Por conta disso, até o momento, aparece mal posicionado no ranking. O clube tem quatro reforços anunciados até agora: dois zagueiros, um lateral e um volante.
No entanto, um dos defensores trazidos teve um bom desempenho em 2018. Pelo Botafogo, Igor Rabello marcou 5 gols na temporada, um a mais que Guga, destaque do Avaí na Série B, e dois a mais que Réver, que retorna ao Galo. O volante Jair, outro que surgiu bem no ano, marcou duas vezes pelo Sport.
9º - BOTAFOGO - 12 GOLS
Com dificuldades para definir seu ataque em 2018, o Botafogo parece que enfrentará o mesmo problema este ano. Com apenas quatro reforços anunciados até o momento, o clube, que perdeu Erik, ainda não contratou para o setor.
Dos novos reforços, quem marcou mais gols na última temporada foi Gustavo Ferrareis. Atuando pelo Figueirense, o meia balançou as redes 8 vezes. Alex Santana, que defendeu o Paraná, fez quatro, enquanto que o zagueiro Gabriel e o volante Alan Santos passaram em branco.
10º - CRUZEIRO - 4 GOLS
Sem Arrascaeta e Rafael Sóbis para a temporada, o Cruzeiro tem tido uma movimentação discreta no mercado até agora. Por enquanto, apenas o volante Jádson, ex-Fluminense, e o lateral Orejuela, ex-Ajax, estão confirmados como reforços do clube para 2019.
Da dupla, Jádson foi quem mais vezes marcou no último ano. Com a camisa do Tricolor Carioca, o jogador de 25 anos anotou 3 gols, enquanto que o colombiano marcou somente uma vez.
11º - GRÊMIO - 1 GOL
Com praticamente toda a base de 2018 mantida para este ano, somente com as saídas de Marcelo Grohe e Ramiro, o Grêmio é mais um dos grandes times que tem se movimentado pouco até o momento. O clube gaúcho anunciou apenas três novidades para 2019: o goleiro Júlio César, ex-Fluminense, o volante Rômulo, ex-Flamengo, e o meia Walter Montoya, ex-Cruz Azul.
Do trio contratado, o único que estufou as redes no ano passado foi o argentino. E isso aconeteceu em março. Em 27 jogos pelo Cruz Azul na temporada, Montoya anotou apenas um gol.
12º - SANTOS - 0 GOLS
Único dos chamados 12 grandes a não ter anunciado nenhum reforço para dentro do campo em 2019 - a única novidade é o técnico Jorge Sampaoli -, o Santos ainda se movimenta em busca de contratações.
Sem seu artilheiro de 2018, Gabigol, que acertou com o Flamengo, o Peixe começa a temporada 'perdendo' muitos gols e ainda sem reposição. Gigliotti, um dos desejos do Santos, acertou com o Toluca, e agora o clube segue em busca de um novo goleador.