Um nome dominou a artilharia da elite do futebol brasileiro nas duas últimas temporadas: Gabigol. Pelo Santos, em 2018, e pelo Flamengo, em 2019, o atacante foi o maior goleador entre os jogadores da Série A por dois anos consecutivos. Agora, porém, a briga está bem mais embolada e dividida. Entre os dez principais artilheiros, oito já estufaram as redes 20 vezes ou mais. Inclusive o camisa 9 rubro-negro.
Mas, não é Gabriel Barbosa quem lidera a disputa. Com os dois gols que marcou sobre o Fluminense, neste sábado, Brenner, do São Paulo, aparece no topo com 22 tentos anotados. O jogador de 20 anos é o mais jovem entre os líderes, estando empatado com os experientes Thiago Galhardo, que encerrou o seu jejum de gols pelo Internacional ao marcar na vitória sobre o Bahia, Marinho, que deixou sua marca no empate do Santos com o Ceará, e Diego Souza, do Grêmio, que não atuou na rodada.
Colado no quarteto, com apenas um gol a menos, estão Germán Cano, do Vasco, e Pedro, do Flamengo. Ambos passaram em branco no fim de semana. E o terceiro pelotão não está muito atrás. Na 6ª posição estão Gabigol, mais um goleador da Gávea, e Nenê, do Fluminense, com 20 tentos cada um. Confira o top 10:
ARTILHEIROS DO BRASIL NA TEMPORADA
- Apenas gols por times da Série A
1º - Marinho - Santos - 22 gols em 35 jogos
Brenner - São Paulo - 22 gols em 37 jogos
Diego Souza - Grêmio - 22 gols em 43 jogos
Thiago Galhardo - Internacional - 22 gols em 50 jogos
5º - Germán Cano - Vasco - 21 gols em 39 jogos
Pedro - Flamengo - 21 gols em 42 jogos
7º - Gabigol - Flamengo - 20 gols em 31 jogos
Nenê - Fluminense - 20 gols em 42 jogos
9º - Luciano - 18 gols em 46 jogos
Vinícius - Ceará - 18 gols em 48 jogos