As atuações do Palmeiras na Florida Cup já indicavam um time de maior posse de bola e com tranquilidade para chegar ao campo adversário. Contra o Ituano, nessa quarta-feira, na estreia do Campeonato Paulista, a equipe teve a bola em 58,9% do tempo, trocando 515 passes certos, segundo dados do Footstats. No último Brasileiro a média foi de 320. Um aumento significativo.
Um detalhe que chamou a atenção, além do alto volume, é claro, foi o de interações entre os dois maiores criadores do time. Dudu e Lucas Lima trocaram 19 passes entre eles. Livre para flutuar pelo meio, o camisa 20 se aproximou bastante do atacante e de Marcos Rocha pela direita, produzindo por ali as principais chances palmeirenses. Os quatro gols passaram pelos pés da trinca. O último, construído pela esquerda, contando com as ótimas entradas de Zé Rafael e de Willian - autor do gol.
Lucas Lima, que também fez o seu, foi ainda o líder em assistências para finalização, com três. Dudu e Marcos Rocha ficaram logo atrás, com duas cada, assim como Luiz Adriano - que fez bons pivôs na intermediária - e Zé Rafael.
Mais atrás quem controlou o jogo foi Gabriel Menino. O volante de apenas 19 anos de idade, estreando como titular, só não tocou mais na bola que os zagueiros Gustavo Gomez e Felipe Melo. Foram 65 passes certos, dois a menos que Melo e 26 que o paraguaio. Dez deles acionando Lucas Lima, garçom e articulador do meio-campo alviverde.
NÚMEROS DO PALMEIRAS CONTRA O ITUANO
- Dados do Footstats
58,9% de posse de bola
4 gols marcados
0 gols sofridos
515 passes certos
33 passes errados
7 finalizações em gol
9 finalizações pra fora
12 desarmes certos
4 cruzamentos certos
12 cruzamentos errados