Herói do Japão, Gonda larga na frente no ranking de defesas difíceis na Copa
Goleiro japonês teve grande atuação na vitória de virada sobre a Alemanha
Na Copa do Mundo que se inicia repleta de zebras, há espaço também, é claro, para os heróis. Um deles, Shuichi Gonda, o goleiro japonês de 33 anos de idade que fechou o gol na vitória de virada da sua seleção por 2 a 1 sobre a sempre favorita Alemanha.
Autor do pênalti que colocou os alemães na frente, ainda no 1º tempo, o camisa 12 se redimiu na etapa final. Aos 24 minutos, quando o placar ainda marcava 1 a 0 para os tetracampeões, Gonda realizou uma série de defesas espetaculares. Primeiro parou o chute de Hofmann, que apareceu livre na área. No rebote, Gnabry arriscou de fora e o goleiro espalmou. A bola continuou com a Alemanha, e Raum a levantou para mais duas tentativas de Gnabry e outras duas defesas do arqueiro do Japão.
Nos 12 jogos da Copa disputados até esta quarta-feira, nenhum goleiro trabalhou tanto. Segundo dados do Footstats, foram quatro defesas simples e outras três consideradas difíceis pelo site de estatísticas, totalizando sete intervenções.
Quem mais se aproximou de Gonda até agora foi o arqueiro de outra zebra: Al Owais, da Arábia Saudita. Na vitória dos árabes sobre a Argentina, também de virada e também por 2 a 1, o goleiro fez cinco defesas, sendo duas delas com um alto nível de dificuldade.
GOLEIROS COM MAIS DEFESAS NA COPA
- Dados do Footstats
1º - Gonda - Japão - 7 defesas (3 difíceis)
2º - Al Owais - Arábia Saudita - 5 defesas (2 difíceis)
3º - Noppert - Holanda - 4 defesas (2 difíceis)
Szczesny - Polônia - 4 defesas (1 difícil)