Mais letal do que nunca, Atalanta pode alcançar marca histórica no Italiano
Com o ataque sensação da Europa nas duas últimas temporadas, o time pode superar a casa dos 100 gols nesta edição do campeonato
O que a Atalanta vem fazendo nas últimas temporadas é especial. Rebaixado três vezes nesse século - 2003, 2005 e 2010 -, o clube se reergueu nas últimas temporadas e hoje é uma das grandes sensações não só da Itália, mas da Europa. Principalmente em razão do seu jogo ofensivo e coletivo.
Após ficar na parte de baixo da tabela do Italiano por cinco anos consecutivos depois de seu retorno à elite - a melhor colocação havia sido um 11º lugar em 2013/2014 -, o clube de Bérgamo virou a chave com a chegada do técnico Gian Piero Gasperini, em 2016. Logo na primeira temporada sob o comando do treinador a equipe conquistou a 4ª posição na competição nacional e se classificou para a Liga Europa, algo que não ocorria desde 1990.
Desde então a Atalanta coleciona bons resultados e números expressivos. Em 2018/2019, o time teve o melhor ataque do Campeonato Italiano marcando 77 gols em 38 partidas, um recorde na história do clube. Em 19/20, ocupando atualmente a 4ª colocação na tabela - foi 3º na última temporada -, já são 74 tentos em apenas 26 partidas. Se mantiver a média atual de 2,84 bolas na rede por rodada, terminará a competição com 107 gols, igualando a marca do Milan de 50/51. Foi a última vez que uma equipe atingiu os três dígitos na Serie A.
O que mais chama a atenção da Atalanta é a distribuição dos gols. Nenhum jogador do time aparece no top 3 dos artilheiros do campeonato, mas em contrapartida 14 atletas diferentes já estufaram as redes. O trio ofensivo formado por Ilicic, Muriel e Zapata se destaca com 41 gols. São 15 do atacante esloveno e 13 de cada colombiano, mostrando um equilíbrio na divisão de gols.
Papu Gómez, com 11 assistências, é o grande garçom do time. Mas não é o único capaz de servir seus companheiros. Robin Gosens, com seis, Zapata, Ilicic, Pasalic e até o zagueiro brasileiro Rafael Tolói, todos com cinco, também aparecem entre os jogadores com mais passes para gol no Italiano.
Quarta colocada no campeonato, a Atalanta volta a campo nessa quarta-feira para enfrentar a Lazio. Com 51 pontos conquistados, o time está a apenas seis da Inter de Milão, a terceira na classificação.