A temporada 2023 do futebol brasileiro começou quente, com bons clássicos e grandes goleadas. Até agora, as 20 equipes que disputarão a Série A este ano já estufaram as redes 345 vezes. Destaque para o Goiás, que já marcou 31 vezes em apenas 13 partidas. Neste fim de semana, por exemplo, o Esmeraldino goleou o Goiânia por 8 a 3 pelas quartas de final do Campeonato Goiano.
Na briga pela artilharia da elite do futebol nacional, porém, muitos gols e poucas surpresas. Pedro, do Flamengo, é quem vem liderando o ranking com dez bolas na rede em apenas nove jogos. Gabigol, seu companheiro de ataque, vem logo atrás com nove em nove.
A dupla rubro-negra, no entanto, vem sendo seguida de muito perto por grandes goleadores. Luisito Suárez, grande reforço do Grêmio para 2023, deixou o seu na goleada tricolor por 6 a 1 sobre o Novo Hamburgo, na sexta-feira, e chegou a oito tentos anotados. Mesmo número alcançado por Róger Guedes, artilheiro do Paulistão com o Corinthians, que marcou no empate em 2 a 2 com o Santos, neste domingo.
+ Confira a tabela completa do Campeonato Carioca
Nas últimas semanas, porém, ninguém foi tão goleador quanto Germán Cano. Após iniciar a temporada com um jejum de quatro partidas sem marcar, o centroavante das Laranjeiras fez sete nos últimos três jogos e entrou de vez na disputa. No ano passado, o argentino foi o principal artilheiro do país com 44 gols pelo Fluminense.
Entre os jogadores que atualmente aparecem no top 10, além de Pedro, o único que vem tendo média superior a um gol por confronto é Hulk. O atacante do Atlético Mineiro já anotou 7 gols em apenas seis partidas. Confira como está a briga pela artilharia em 2023:
ARTILHEIROS DO BRASIL EM 2023
Apenas jogadores de times da Série A
1º - Pedro - Flamengo - 10 gols em 9 jogos
2º - Gabigol - Flamengo - 9 gols em 9 jogos
3º - Suárez - Grêmio - 8 gols em 8 jogos
Pedro Henrique - Inter - 8 gols em 9 jogos
Pablo - Athletico-PR - 8 gols em 9 jogos
Róger Guedes - Corinthians - 8 gols em 11 jogos
7º - Hulk - Atlético-MG - 7 gols em 6 jogos
Cano - Fluminense - 7 gols em 7 jogos
Galoppo - São Paulo - 7 gols em 9 jogos
Nicolas - Goiás - 7 gols em 12 jogos