Reforço do Vasco, Léo foi um dos maiores passadores do Brasileiro

Zagueiro chega ao Cruz-Maltino após quatro anos defendendo o São Paulo

Escrito por

Aos poucos o elenco do Vasco para 2023 vai ganhando corpo. Após anunciar oficialmente as chegadas do centroavante Pedro Raul, ex-Goiás, e do volante Patrick de Lucca, ex-Bahia, o Cruz-Maltino confirmou a contratação do zagueiro Léo, ex-São Paulo. O clube pagará cerca de R$ 16 milhões ao Tricolor pela compra do atleta.

Revelado nas divisões de base do Fluminense, o jogador iniciou a carreira atuando como lateral-esquerdo, função que exerceu até 2020. Comandado por Fernando Diniz, já na equipe do Morumbi, foi deslocado para a função de zagueiro para utilizar uma de suas maiores virtudes: o passe.

Léo foi um dos maiores passadores do Campeonato Brasileiro 2022, tendo também um dos melhores aproveitamentos tanto nas bolas longas quanto curtas. Segundo dados do Sofascore, foram 1370 passes certos, a 13ª maior marca da competição e a 5ª entre os zagueiros, com uma taxa de acerto de 87,8%.

Nos lançamentos, o rendimento foi ainda mais significativo no comparativo com os outros atletas da posição. Léo foi o 9º defensor que mais acertou passes longos, 120, tendo o 7º maior aproveitamento no fundamento: 62,5%. 

Formado como lateral, Léo teve por característica também as subidas ao ataque para ajudar na construção das jogadas ofensivas. Prova disso são os números de passes certos no campo adversário: 728, o maior volume entre os zagueiros no Brasileirão.

LÉO NO BRASILEIRÃO 2022
- Dados do Sofascore

29 jogos
0 gols
1 assistência
1370 passes certos (5º entre os zagueiros)
87,8% de acerto no passe (11º entre os zagueiros)
728 passes no campo de ataque (1º entre os zagueiros)
120 bolas longas certas (9º entre os zagueiros)
​62,5% de acerto na bola longa (7º entre os zagueiros)

Siga o Lance! no Google News