Desde a chegada de Jorge Sampaoli ao comando técnico do Santos que o futebol do Peixe é alvo de curiosidade e expectativa. Em alguns momentos, a fragilidade defensiva de suas linhas altas foram um problema, no entanto, o ataque foi quase sempre produtivo.
Eliminado pelo Corinthians nos pênaltis, nesta segunda-feira, após vencer no tempo normal por 1 a 0, a equipe do treinador argentino lidera as principais estatísticas ofensivas do Paulistão. Contra a equipe do Pacaembu, os santistas tiveram 68% de posse de bola e finalizaram 23 vezes - 11 em gol -, 20 a mais que os corintianos. Um volume ofensivo comum para o time de Sampaoli.
Apesar da eliminação na semifinal, o Santos deixa o campeonato com o ataque mais positivo, com 23 gols marcados, o que mais finalizou, com 250, o que deu mais assistências para arremates, com 186, e o que mais cruzou, com 443, segundo dados do Footstats. Um desempenho muito acima dos seus concorrentes, como mostra o comparativo mais abaixo.
O primeiro título de Sampaoli com o Santos não veio, é verdade, mas isso não quer dizer que a ideia de jogo do treinador não vem dando certo. A expectativa e a curiosidade continuam, agora, com números que justificam a empolgação inicial.
NÚMEROS DO SANTOS NO PAULISTÃO 2019
- Dados do Footstats
62% de média de posse de bola - 7% a mais que o São Paulo (2º)
23 gols marcados - 3 a mais que o Ituano (2º)
250 finalizações - 46 a mais que o Palmeiras (2º)
16 passes para gol - 2 a mais que Ituano (2º)
186 assistências para finalização - 40 a mais que o Palmeiras (2º)
443 cruzamentos - 47 a mais que o São Paulo (2º)
7322 passes - 968 a mais que o Corinthians (2º)