Um ato tão corajoso quanto histórico. Um dia após Carl Nassib se tornar o primeiro jogador da NFL a se declarar gay publicamente, sua camisa virou tem a mais vendida nas lojas oficiais da liga americana de futebol.
O defensive end do Las Vegas Raiders publicou na segunda-feira um relato de extrema sensibilidade abrindo sua orientação sexual ao mundo e se declarando um ativista pela causa . Aos 28 anos, Nassib já é um dos jogadores mais importantes da história da NFL pelo simbolismo do que representa a partir de agora.
Além de receber o apoio imediato da liga e de outros jogadores, o anúncio marcou o Mês do Orgulho LGBTQIA+, que vem sendo celebrado por clubes de diversas modalidades. Um mês que precisa se estender por todo o calendário e abrir as portas para um universo mais tolerante e inclusivo. E que precisa de respaldo das entidades que controlam o mundo esportivo, algo que nem sempre acontece.
Carl Nassib não pode ser estigmatizado, e sim ser visto como a vanguarda de um posicionamento que precisa se tornar menos impactante ao longo dos anos justamente para ser entendido como algo natural.
Este estágio ainda está longe de se concretizar, como se pode notar pelos hábitos hediondos ainda notados em arquibancadas mundo afora. Mas Nassib deu o primeiro passo. Ou melhor, um grande salto para o esporte.
O LANCE! Espresso é uma newsletter gratuita que chega de manhã ao seu e-mail, de segunda a sexta. A marca registrada do jornalismo do LANCE!, com análises de Fabio Chiorino e Rodrigo Borges. Clique aqui e inscreva-se.