O boxeador brasileiro Abner Teixeira, peso pesado (até 91 kg), conquistou nesta terça-feira a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Ele foi derrotado pelo campeão olímpico Júlio de la Cruz, de Cuba, que seguiu na disputa pelo ouro. A decisão foi dividida, mas os juízes deram a vitória ao cubano por 4 a 1.
No primeiro round, o brasileiro entrou focado e ficou bem posicionado em uma luta de igual para igual. Ele chegou a levar vantagem, mas não foi o suficiente e só convenceu um dos cinco jurados, o que resultou na vitória do cubano.
No segundo assalto, o pugilista brasileiro fez de tudo para melhorar, inclusive com muitas entradas e tentativas de socos, mas que foram ineficazes e dois juízes lhe deram a vitória. No terceiro round, conseguiu apenas um voto da arbitragem. Andy Cruz foi nomeado vencedor por quatro árbitros, enquanto só um considerou Abner vantajoso ao longo da luta. Mesmo derrotado, ele agradeceu ao apoio e já projetou a próxima Olimpíada.
- Obrigado todo mundo que estava na torcida. Foi muita vibração! Não vi tudo porque era muita coisa. Muita gente torceu, então só tenho a agradecer. Obrigado por quem acordou cedo para torcer. Paris vai ser melhor! Tenho certeza, falou.
Veja abaixo o quadro de medalhas e o calendário dos Jogos Olímpicos de Tóquio: