Após a disputa dos torneios individuais, o Brasil se prepara para a competição por equipes no tênis de mesa. As meninas entram em ação na madrugada de domingo, às 2h30, contra Hong Kong, enquanto os meninos estreiam na noite do mesmo dia, às 22h, contra a Sérvia.
+ Brasil avança no vôlei, mas é eliminado no futebol feminino: veja o resumo do dia
O duelo das meninas é considerado o mais difícil. Hong Kong está em quinto lugar no ranking mundial de equipes e suas três atletas estão entre as 50 melhores mesa-tenistas do mundo. No Brasil, apenas Bruna Takahashi faz parte da lista.
- Elas estão focadas, sabem que são fortes adversárias, e terão de jogar muito concentradas para agarrar as chances que aparecerem durante o jogo. As adversárias colocam muitas bolas na mesa, então é importante estarem preparadas para esperar a volta de cada golpe dado, para poder fechar os pontos - explicou o técnico Hugo Hoyama.
O tênis de mesa em equipe funciona de forma diferente da disputa individual. Os jogos são disputados em melhor de cinco sets e quem vencer três garante a classificação. O primeiro jogo é obrigatoriamente de duplas e os outros quatro são individuais.
Além disso, cada atleta pode atuar duas vezes e não pode jogar seguidamente. O Brasil conta com Jessica Yamada, Carol Kumahara e Bruna Takahashi na equipe feminina e com Hugo Calderano, Gustavo Tsuboi e Vitor Ishiy na equipe masculina.
Confira o quadro de medalhas dos Jogos Olímpicos de Tóquio: