No judô, o atleta Mohamed Abdalrassol, do Sudão, se recusou a enfrentar o israelense Tohar Butbul na fase oitavas de final da categoria até 73 kg das Olímpiadas de Tóquio. Ao não comparecer à luta que deveria ter sido realizada na última segunda-feira, Abdalrassol se torna o segundo atleta a negar-se a lutar contra Butbul.
> Simone Biles desiste de final; veja o resumo do dia nas Olimpíadas
Na última sexta-feira, Fethi Nourine, da Argélia, desistiu das Olimpíadas depois dos sorteios da chave indicarem um possível duelo contra Tohar Butbul. Fethi e seu treinador afirmaram que o motivo da desistência éo fato de a Argélia se recusa a normalizar as relações com Israel. Ambos os judocas foram suspensos pela Federação de Judô.
No entanto, o motivo ou os motivos que levaram à desistência de Mohamed Abdalrassol não foram revelados. O judoca sudanês não se pronunciou, mas, mesmo assim, o Comitê Olímpico Internacional acompanha a situação.
- O COI está sempre preocupado com esses casos e está monitorando bem de perto. Se houver abusos flagrantes à Carta Olímpica, o COI tomará as medidas necessárias – afirmou James Macleod, Diretor do do Departamento de Relações com os Comitês Olímpicos Nacionais.
Por outro lado, Tohar Butbul se pronunciou sobre o caso. O israelense e sua equipe foram informados que a desistência de Abdalrassol teria ocorrido por uma lesão no ombro, o que não os convenceu.
- Essas coisas às vezes acontecem no judô, então não foi tão estranho para mim. Eu só tive que manter o foco e esperar pela minha primeira chance - comentou Tohar Butbul.
Vale ressaltar que as tensões entre Israel e Palestina voltara a aumentar ainda neste ano. Isso porque no mês de maio houve uma ameaça de despejo de palestinos no bairro de Sheikh Jarrah, que fica fora dos muros da Cidade Velha de Jerusalém.