Uma das esperanças de medalha nas Olímpiadas de Paris, Hugo Calderano é um dos melhores mesatenistas brasileiros e do mundo. Em 2022, o carioca fez história ao atingir o posto de nº 3 no ranking mundial, se tornando o melhor jogador das Américas de todos os tempos. Agora, nos Jogos de Paris, ele alcançou as semifinais ao derrotar o sul-coreano Jang Woojin por 4 sets a 0 e segue brigando por mais.
Hugo Calderano nasceu no Rio de Janeiro e se destacou no tênis de mesa já nas divisões de base, pelo Fluminense. Carioca, ele foi campeão sul-americano, latino-americano e conquistou títulos expressivos como o sub-16 no Aberto da Suécia, além de ter levado a medalha de bronze no Desafio Mundial Infantil em Porto Rico.
Em 2009, ganhou o Prêmio Brasil Olímpico de melhor atleta escolar. Tal feito lhe fez ser incluído no programa Bolsa Atleta. Porém, Calderano começou realmente a fazer fama nacional no ano de 2011, quando, com apenas 15 anos, derrotou pela primeira vez o xará Hugo Hoyama.
Já mais experiente, nos Jogos Olímpicos do Rio, Calderano igualou a melhor marca de um brasileiro na competição, alcançada anteriormente por Hugo Hoyama, em Atlanta-1996. O carioca chegou às oitavas de final, mas acabou sendo eliminado pelo japonês Jun Mizutani por 4 sets a 2.
Calderano entrou no top 10 mundial do tênis de mesa em julho de 2018. Em dezembro daquele ano, Hugo conquistou uma histórica medalha de bronze na Grande Final do ITTF World Tour. Nas semifinais, poucas horas depois de vencer o chinês Fan Zhendong, número 1 do mundo e eleito melhor jogador da temporada, o brasileiro foi derrotado pelo japonês Tomokazu Harimoto, quinto colocado no ranking mundial.
➡️ Quem é Marcus D’Almeida, atleta que pode garantir medalha inédita para o Brasil nos Jogos de Paris?
Nos Jogos Olímpicos de Tóquio, Hugo fez história ao se tornar o primeiro brasileiro e latino-americano a chegar às quartas de final do tênis de mesa em Olímpiadas. A jornada olímpica dele terminou na quartas de final, com uma derrota por 4 sets a 2 contra o alemão Dimitrij Ovtcharov, medalhista olímpico em Londres 2012.
No ciclo olímpico para Paris 2024, Calderano entrou pela primeira vez no top 5 mundial do tênis de mesa. Ele obteve o feito após conquistar o maior título da história do tênis de mesa brasileiro: o WTT Star Contender de Doh. No Campeonato Pan-Americano de Tênis de Mesa de 2021, Calderano sagrou-se bicampeão em simples e por equipes.
Em novembro de 2023, Calderano fez história ao se tornar o primeiro tricampeão consecutivo de tênis de mesa em Jogos Pan-Americanos. Ele também ganhou ouro por equipes e prata em duplas. Hugo ainda venceu 3 torneios WTT Contender (Doha, Durban e Mascate) no ano passado.
➡️ Lance! Explica #4: saiba tudo sobre o Tiro com Arco para acompanhar nas Olimpíadas de Paris
Para as Olímpiadas de Paris, Hugo Calderano garantiu o posto de cabeça de chave nº 4 e resolveu não disputar as duas últimas etapas do Circuito WTT, em Lagos, na Nigéria, e em Túnis, na Tunísia. Isso para descansar. Com os títulos recentes, o brasileiro é um dos grandes candidatos à medalha olímpica, e já está garantido nas semifinais da competição.