Após receber vaias dos franceses durante a partida diante da Sérvia, na estreia das Olimpíadas, Joel Embiid falou sobre a atitude dos torcedores em entrevista nesta terça-feira (30), antes do último treino, e pareceu não se importar muito com a situação.
- Nada. Como eu disse, sou americano, jogo pela equipe dos EUA - disse o pivô ao ser questionado sobre o que sentia em relação às vaias.
Embiid e o Dream Team dos Estados Unidos estarão em quadra novamente nesta quarta-feira (31), diante de Sudão do Sul, às 16h (de Brasília), em partida válida pela segunda rodada da fase de grupos dos Jogos Olímpicos de Paris 2024.
➡️ Fique por dentro das Olimpíadas! Siga o Lance! no WhatsApp e veja as notícias em tempo real
A polêmica entre o jogador e os fãs dos Bleus vem desde 2022. Na ocasião, Embiid obteve o passaporte francês para atuar pelo país nas Olimpíadas após enviar uma carta ao presidente Emmanuel Macron. Pouco tempo depois, no entanto, também conseguiu o direito à cidadania americana, pelo tempo de moradia.
Cabe ressaltar que o atleta é natural de Camarões e se mudou para a Flórida ainda no ensino médio. Desde então, nunca saiu de lá, ou seja, jamais residiu em solo francês. Ainda assim, possui familiares de lá, o que lhe permite chegar à nacionalidade.
➡️ LeBron James e Kevin Durant brilham, e EUA vence a Sérvia na estreia nas Olimpíadas
O presidente da Federação Francesa de Basquete, Jean-Pierre Siutat, afirmou, em entrevista ao “The Athletic”, no começo deste ano, que o astro do Sixers declarou que queria atuar pela França. Um mês depois, por meio de seu porta-voz, o jogador negou que houvesse um engano.
No final, Joel Embiid está com a seleção norte-americana e se diz muito contente pela primeira experiência com o Team USA.
- Este é um ótimo cenário para mim, porque estou jogando com muitos grandes jogadores. É tudo uma questão de encontrar maneiras de vencer, o que eu puder fazer - afirmou.