Por que a Rússia não disputa as Olimpíadas de Paris?

A competição acontecerá entre os dias 26 de julho e 11 de agosto

Escrito por

A Rússia não vai participar dos Jogos Olímpicos de Paris. O Comitê Olímpico Internacional (COI) decidiu banir o país da competição por causa da guerra com a Ucrânia. No entanto, os atletas russos terão direito de participar sob bandeira neutra, como competidores individuais, e sem a execução do hino oficial em caso de pódio. Esta será a segunda Olimpíada seguida sem participação plena da Rússia.

➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte

Além da Rússia, a Bielorrússia também sofreu sanção do COI pelo fato de apoiar o governo de Vladimir Putin na invasão à Ucrânia, deflagrada em fevereiro de 2022. Os competidores bielorrussos também poderão participar das competições como atletas neutros individuais, mas as disputas por equipes não terão representantes dos dois países.

Esta não é a primeira vez que a Rússia sofre sanção. Em 2019, o país foi excluído de competições esportivas por quatro anos por falsificação de dados de testes antidoping, e na Olimpíada de Tóquio os atletas russos tiveram que participar sob a bandeira do Comitê Olímpico Russo.

A Rússia foi impossibilitada de participar das Olimpíadas de Paris por conta da guerra contra a Ucrânia (Foto: Andrej Isakovic / AFP)
Siga o Lance! no Google News