Conhecido como um dos melhores judocas da história moderna do esporte, o francês Teddy Riner aumentou a coleção de medalhas nas Olimpíadas de Paris. Em casa, o atleta conseguiu faturar o ouro na categoria individual dos +100kg e na disputa por equipes. Agora, o judoca soma 7 medalhas olímpicas, sendo cinco ouro e duas bronze.
A trajetória vitoriosa nos Jogos Olímpicos começou em Pequim, no ano de 2008, quando o "Big Ted" tinha somente 19 anos. Na edição, o francês foi derrotado nas semifinais do torneio, mas superou dois adversários na respescagem para conquistar a bronze. O feito marcou a primeira medalha olímpica da carreira do judoca.
➡️ Fique por dentro da Olimpíada! Siga o Lance! no Whatsapp acompanhe em tempo real as notícias
Quatro anos depois, Riner conseguiu alcançar a primeira conquista da medalha de ouro nas Olimpíadas. Campeão mundial por cinco anos consecutivos, o francês confirmou o favoritismo e derrotou o russo Alexander Mikhaylin para conquistar o ouro em Londres. Em 2016, Riner repetiu o feito no Rio de Janeiro e conquistou o bicampeonato contra o japonês Hisayoshi Harasawa pela categoria dos pesados.
Para os Jogos de Tóquio-2020, o francês chegou como amplo favorito ao tricampeonato olímpico. Contudo, o judoca russo Tamerian Bashaev surpreendeu o mundo ao derrotá-lo nas quartas de final do torneio. Com o resultado, Riner foi para a repescagem e ficou com a bronze após vencer mas uma vez Hisayoshi Harasawa, do Japão, nas Olimpíadas.
A edição também marcou a estreia da disputa por equipes no judô. Logo na primeira edição, Teddy Riner liderou o time francês para conquistar a medalha de ouro contra o Japão. O mesmo confronto aconteceu na edição em Paris, e assim como em Tóquio-2020, a frança saiu vitoriosa. Desta vez, "Big Ted" ainda teve a oportunidade de fechar o confronto com uma vitória contra Tatsuru Saito para garantir o título.