Quem acendeu a pira olímpica dos Jogos do Rio de Janeiro 2016?
Ato faz parte da tradiação em cerimônias de abertura das Olimpíadas
- Matéria
- Mais Notícias
A honra de acender a pira olímpica é uma das maiores que uma pessoa pode receber. Nas Olimpíadas disputadas no Rio de Janeiro, a primeira pessoa escolhida foi o maior jogador de futebol de todos os tempos, Pelé. Mas, por incrível que pareça, o Rei recusou o convite. Com isso, o escolhido para o ato foi Vanderlei Cordeiro de Lima.
➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte
O motivo pela negativa de Pelé não é totalmente claro. Há quem diga que foi por questões relacionadas à saúde do Rei - já bastante debilitada aquela altura. Por outro lado, existiram rumores de que, na verdade, um contrato de patrocínio complicou a realização. Mas a verdade é que a escolha por Vanderlei Cordeiro de Lima não deixou a desejar a organização.
A cerimônia para acender a pira olímpica marca a abertura oficial de todos os Jogos Olímpicos. Na edição do Rio, em 2016, Vanderlei protagonizou a cerimônia em pleno estádio do Maracanã, um dos maiores templos do esporte mundial. A reta final do revezamento da tocha olímpica contou com Gustavo Kuerten, o Guga, entrando no estádio com o fogo. Na sequência, o ex-tenista passou a tocha para Hortência, prata no basquete em 1996, que passou a tocha para Vanderlei finalizar a cerimônia.
O ex-maratonista brasileiro possui uma das maiores histórias de superação de todas as edições de Olimpíadas. Durante os Jogos de Atenas, em 2004, Vanderlei liderava a prova da Maratona quando foi atacado por um espectador irlandês que assistia à prova. Apesar da interrupção inesperada, o brasileiro conseguiu manter um bom desempenho, na medida do possível, e terminou a prova em terceiro lugar - conquistando a medalha de bronze.
Na edição deste ano, em Paris, ainda não foi divulgado quem acenderá a pira olímpica. A cerimônia de abertura acontecerá no Rio Sena, local onde também ocorrerá a prova da maratona aquática. O evento acontecerá na sexta-feira (26), com previsão para começar às 14h30, no horário de Brasília.
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias