Quem é Luiz Maurício, finalista do lançamento de dardo nas Olimpíadas?

Atleta fez história ao se classificar para final em Paris

Escrito por

Luiz Maurício da Silva fez história ao se classificar para a final do lançamento de dardo nas Olimpíadas de Paris. O Brasil não disputava a decisão por medalhas da modalidade desde 1932, quando Los Angeles sediou os Jogos pela primeira vez. Além disso, o atleta, com a marca de 85m91 na fase classificatória, quebrou o recorde sul-americano, que pertencia a ele mesmo, de 85m57, garantindo a sexta posição entre os finalistas.

➡️Por que Piu? Entenda o apelido de Alison dos Santos, atleta brasileiro nas Olimpíadas

Mineiro de Juiz de Fora, Luiz Maurício tem 24 anos e começou no atletismo em 2012, em um projeto na Universidade Federal da cidade. Ele treinou na instituição até o início da pandemia de Covid, em 2020, quando o centro de treinamento foi fechado.

Após um período de dois meses sem poder treinar, Luiz Maurício foi convidado pelo Exército para integrar o Programa de Alto Rendimento do Ministério da Defesa. O Atleta, que atualmente é terceiro sargento, passou a usar as instalações de treinamento no Rio de Janeiro.

 ➡️Fique por dentro das Olimpíadas! Siga o Lance! no WhatsApp e veja as notícias em tempo real

Em sua carreira, Luiz Maurício conquistou marcas e títulos importantes, como as medalhas de ouro no Troféu Brasil de Atletismo adulto em 2020 e nos Jogos Sul-Americanos de 2022, em Assunção. Em 2023, ele foi o 20º colocado no Mundial de Budapeste, na Hungria, e 9º colocado nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, no Chile.

Luiz Maurício conquistou o índice para Paris no Troféu Brasil de junho deste ano, quando bateu o recorde pessoal, brasileiro e sul-americano, de 85,57m, quebrado agora por ele mesmo.

 

Siga o Lance! no Google News