Rebeca Andrade será homenageada com a Medalha Tiradentes na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). A notícia foi divulgada pelo “Diário do Rio”, nesta quarta-feira (7). O projeto, de autoria do deputado Professor Josemar, foi aprovado em discussão única na última terça-feira (6).
➡️ Fique por dentro das Olimpíadas! Siga o Lance! no WhatsApp e veja as notícias em tempo real
O parlamentar afirmou que a condecoração não se restringe apenas às conquistas esportivas da atleta, como também reconhece seu papel na luta contra o racismo, em prol da igualdade, da diversidade e da justiça social. Além disso, o membro da assembleia abriu coautoria a todos os presentes na sessão.
— Ela emergiu como uma verdadeira inspiração não apenas pelos seus recordes e conquistas, mas também por sua jornada pessoal, marcada por desafios e obstáculos que ela superou com graciosidade e firmeza. Como mulher negra em um esporte historicamente dominado por atletas de outras origens étnicas, Rebeca não apenas quebrou barreiras, mas redefiniu os limites do que é possível alcançar — disse o parlamentar.
➡️ Michelle Obama enaltece foto de Rebeca Andrade, Simone Biles e Jordan Chiles: ‘Não superei’
➡️Quanto Rebeca Andrade vai receber pelo ouro nas Olimpíadas?
A ginasta se tornou a atleta com mais medalhas do Brasil, após conquistar o ouro no solo nas Olimpíadas. Rebeca superou os cinco pódios dos velejadores Robert Scheidt e Torben Grael.