Com seus feitos históricos nas Olimpíadas de Paris 2024, Rebeca Andrade entrou para a história do esporte brasileiro como a maior medalhista olímpica do país. Nesta edição dos Jogos foram quatro medalhas: bronze por equipes, prata no individual geral, prata no salto e ouro no solo. Além dessas e das duas medalhas de Tóquio, ao chegar no Rio a ginasta deve receber outras duas.
➡️ Fique por dentro das Olimpíadas! Siga o Lance! no WhatsApp e veja as notícias em tempo real
A Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro planeja premiar Rebeca Andrade com o Título de Mérito Esportivo Mestre Hélio Gracie. A homenagem é uma iniciativa dos vereadores Carlo Caiado (PSD) e Cesar Maia (PSDB) para condecorar atletas destaque do estado.
A ginasta nasceu em Guarulhos, São Paulo, mas treina no Flamengo (mesmo clube do Rio de Janeiro onde treinam Jade Barbosa, Flávia Saraiva e Lorrane Oliveira) desde 2012. Mesmo não sendo carioca, Rebeca Andrade mora no Rio há mais de dez anos e, por isso, virou a maior referência da ginástica do Rubro-Negro e, claro, do Brasil.
➡️ Rebeca Andrade será homenageada com medalha importante no Rio
A outra premiação é a Medalha de Reconhecimento Chiquinha Gonzaga, que já havia sido aprovada pela mesma Câmara em 2021. A medalha é uma homenagem conferida a mulheres que lutam por causas democráticas, humanitárias, e culturais.