Depois de uma avaliação médica, a atleta Simone Biles tomou a decisão de desistir da final individual geral da ginástica artística nas Olimpíadas de Tóquio em prol do seu bem-estar emocional. Na terça-feira (27) , ela fez um salto ruim na disputa por equipes, saindo da competição. Ainda assim, os Estados Unidos subiram ao pódio, levando a medalha de prata.
- Após avaliação médica adicional, Simone Biles retirou-se da competição individual geral final. Apoiamos de todo o coração a decisão de Simone e aplaudimos sua bravura em priorizar seu bem-estar. Sua coragem mostra, mais uma vez, por que ela é um modelo para tantos - disse o comunicado da equipe de ginástica americana.
+ Especialista cita decisão de Simone Biles: 'Ato de coragem, de quem escolhe a si mesma e não a atleta'
Crescendo em um ambiente de abusos, Biles inclusive foi abusada sexualmente Lerry Nassar, médico que também foi acusado de também atacar outras ginastas. Sendo condenado a 360 anos de prisão pelos seus crimes. Ela sofreu não só com a exposição do caso, como também rotina exaustiva, cheia de privações e que lhe causou um grande desgaste emocional.
+ Jogos Olímpicos de Tóquio registram mais 24 casos de Covid-19
Foi muito difícil ser pressionada por conta do esporte, a atleta foi cobrada desde muito nova a atingir marcas grandiosas, na busca pela perfeição. Subindo inclusive no pódio do Rio-2016 cinco vezes e levando quatro medalhas de ouro. A americana foi apoiada ao pôr a tona conversa sobre a saúde mental dos atletas. Ainda procurando se recuperar, ela agradeceu a força que recebeu através das redes sociais:
- O amor e o apoio que recebi me fizeram perceber que sou mais do que minhas realizações na ginástica, o que eu nunca acreditei antes - declarou.
Biles ainda pode participar das finais por aparelhos a partir de domingo. Ela está classificada para a decisão em todos os aparelhos.
Veja abaixo o quadro de medalhas dos Jogos Olímpicos de Tóquio: