Abel Ferreira ganha ‘dor de cabeça’ para montar o Palmeiras na semifinal do Paulistão

Com boa atuação nas quartas de final, a 'surpresa' Bruno Tabata entrou na disputa com Endrick e Giovani por uma vaga como titular no ataque palmeirense

imagem cameraAbel tem dúvidas entre opções para escalar o Verdão na semi do Paulista (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)
Avatar
Lance!
Santos (SP)
Dia 14/03/2023
02:06
Atualizado em 14/03/2023
09:37
Compartilhar

O técnico Abel Ferreira ganhou uma boa dor de cabeça para montar o Palmeiras visando o confronto diante do Ituano, pela semifinal do Campeonato Paulista. Bruno Tabata ganhou uma chance como titular na vitória contra o São Bernardo, no último sábado (11), e foi bem.

A espinha dorsal palmeirense na disputa do Paulistão teve um ataque formado por Dudu, Rony e Endrick. Para Tabata entrar, o último foi sacado. Inclusive, foi o segundo jogo consecutivo que o garoto  de 16 anos não iniciou. Antes, na última rodada da primeira fase, quando o Verdão empatou sem gols com o Guarani, em Campinas, o escolhido para ser titular foi outro jovem: Giovani, de 19 anos.

+ Listamos 10 vexames que o Corinthians já viveu na Neo Química Arena

Inclusive, Giovani vinha pedindo passagem para uma sequência como titular, já que das 14 partidas que o Palmeiras fez em 2023, em 10 ele esteve presente, seja entrando no decorrer (oito) ou jogando desde o início (duas). E os números em participação direta em gols camisa 17 são melhores do que os de Endrick até aqui no ano: foi um gol marcado, e em um clássico, contra o Santos, e duas assistências, enquanto o companheiro de time está zerado em ambos os aspectos.

Giovani celebra gol marcado no clássico contra o Santos (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

Agora, Abel Ferreira tem três jogadores em condições para somente uma vaga. Portanto, caberá ao Ituano definir qual será a escolha do treinador palmeirense. Isso porque, mesmo com uma base definida e entrosada, Abel costuma fazer algumas modificações a depender dos seus adversários. Isso, por exemplo, justifica a surpreendente escalação de Bruno Tabata contra o Bernô, no último fim de semana.

+ Confira os jogos das semifinais do Paulistão e faça as simulações das semis

Como o Tigre joga com três zagueiros, tendo a imposição física como critério fundamental na parte defensiva, Abel optou por Tabata para ajudar na construção da sua equipe pelo lado esquerdo, com Rony dando largura pelo centro. Caso a opção fosse manter o esqueleto, com Endrick, a tendência é que o jovem batesse de frente com a zaga do São Bernardo e passasse o jogo perdendo os duelos. Tanto que quando opta por tirar Rony, já no fim da partida, a entrada promovida foi de Rafael Navarro, justamente para que o Verdão tivesse alguém para competir nesse confronto.

O Ituano, por sua vez, já possui um outro modelo de jogo, tendo como base uma linha de quatro defensores, um meio-campo que tem Eduardo Person como principal articulador.

Na primeira fase, o Palmeiras venceu o Galo de Itu por 3 a 1, no estádio Novelli Júnior, em Itu. Porém, como três dias depois os palmeirenses jogariam a Supercopa do Brasil, contra o Flamengo, a escalação optada por Abel Ferreira foi a com atletas reservas, com a base titular sendo preservada a ponto de nem ficar na suplência. A situação do Ituano naquele momento era outra também, com a equipe vindo de três empates nas três primeiras partidas. Na ocasião, o técnico era Carlos Pimentel, que foi demitido 12 dias depois do confronto. Atualmente, o treinador é Gilmar dal Pozzo.

Único gol de Bruno Tabata pelo Palmeiras foi contra o Ituano (Foto: César Greco/Palmeiras)

A tendência é que a preparação palestrina para o jogo contra o Ituano começará, de fato, nesta terça-feira (14), pois todo o elenco disponível deve trabalhar com bola, no gramado da Academia de Futebol, na Barra Funda. No treinamento da última segunda-feira (13), quando o elenco se reapresentou após ter vencido o Bernô, os titulares no triunfo do último fim de semana fizeram apenas um trabalho de recondicionamento físico.

Siga o Lance! no Google News