Após o empate do Palmeiras em 1 a 1 com o Atlético-MG, pelo Campeonato Brasileiro, o técnico Abel Ferreira se envolveu em uma confusão nos vestiários do Mineirão. O treinador português pegou o celular das mãos do produtor Pedro Spinelli, da Globo Minas, enquanto ele filmava uma discussão entre o diretor de futebol do Verdão, Anderson Barros, com o quarto árbitro Ronei Cândido Alves, e pode ser denunciado devido ao ocorrido. A gravação foi feita na zona mista do estádio.
Caso Abel seja denunciado por seu comportamento, o técnico poderá responder pelo o que determina o artigo 258 do Código Brasileira de Justiça Desportiva (CBJD) - assumir qualquer conduta contrária à disciplina ou à ética desportiva, que prevê pena de um a seis jogos de suspensão. Porém, integrantes do próprio STJD lembram que um acordo pode ser feito antes da apresentação da denúncia.
A situação se assemelha com o caso do atacante Calleri, do São Paulo, que derrubou o celular de um garoto da base do Palmeiras no chão após a goleada por 4 a 0 sofrida pelo Tricolor, no Allianz Parque, na final do Campeonato Paulista do ano passado. O jogador acabou firmando um acordo com o TJD-SP, em que pagou uma multa de R$ 30 mil e gravou um vídeo de retratação pedindo desculpas ao jovem, não precisando comparecer ao julgamento e nem cumprir suspensão.
+ Palmeiras se reapresenta após empate e recebe visita ilustre na Academia de Futebol
O ocorrido no Mineirão, evidentemente, tomou grandes proporções no decorrer da noite de domingo. Então, Abel Ferreira decidiu se desculpar com Pedro Spinelli e buscou seu contatou para fazer uma chamada de vídeo com o jornalista, a fim de também explicar todo o contexto do episódio. Segundo o LANCE! apurou a conversa aconteceu no começo da tarde desta segunda-feira.
Em outubro de 2022, Abel já havia tomado a mesma atitude, quando acabou reagindo mal a uma pergunta do repórter Guilherme Gonçalves, da rádio Litoral News. O treinador, mais tarde, alegou não ter entendido o questionamento e ponderou o momento de cabeça quente para ter dado a "patada" no jornalista. No dia seguinte ao jogo diante do Botafogo, no Nilton Santos, Abel ligou para o Guilherme para se desculpar.