O Palmeiras empatou com o Atlético-MG em 1 a 1, no último domingo (28), no Mineirão, pelo Campeonato Brasileiro, mas todos os acontecimentos em campo, incluindo a arbitragem, acabaram sendo ofuscados por uma confusão em que Abel Ferreira esteve envolvido na zona mista do estádio. No local, o técnico palmeirense tirou o celular da mão de um produtor que estava gravando uma discussão entre Anderson Barros e o quarto árbitro da partida. Nesta segunda-feira (29), Abel ligou para o jornalista para se desculpar do ocorrido.
+ Veja tabela e classificação do Brasileirão-2023 clicando aqui
Pedro Spinelli, produtor da Globo Minas, gravou o exato momento da discussão entre Anderson Barros e o quarto árbitro, Ronei Cândido Alves. Abel se aproximou da grade e, em seguida, tomou o aparelho e a gravação foi encerrada. O treinador do Palmeiras devolveu o celular apenas quando percebeu que estava sendo filmado por outro jornalista, da Rádio Itatiaia. Abel Ferreira virou para ele e disse: "O futebol brasileiro está assim por vossa responsabilidade". Na sequência, o técnico, acompanhado de um segurança do clube, seguiu para os vestiários.
O ocorrido, evidentemente, tomou grandes proporções no decorrer da noite de domingo. Então, Abel Ferreira decidiu se desculpar com Pedro Spinelli e buscou seu contatou para fazer uma chamada de vídeo com o jornalista, a fim de também explicar todo o contexto do episódio. Segundo o LANCE! apurou a conversa aconteceu no começo da tarde desta segunda-feira.
Em outubro de 2022, Abel já havia tomado a mesma atitude, quando acabou reagindo mal a uma pergunta do repórter Guilherme Gonçalves, da rádio Litoral News. O treinador, mais tarde, alegou não ter entendido o questionamento e ponderou o momento de cabeça quente para ter dado a "patada" no jornalista. No dia seguinte ao jogo diante do Botafogo, no Nilton Santos, Abel ligou para o Guilherme para se desculpar.