Técnico do Palmeiras, Abel Ferreira elogiou a postura da sua equipe para buscar o empate com o Fortaleza por duas vezes na noite deste domingo (26), na Arena Castelão, na capital cearense. Com o resultado, o Verdão permanece na liderança do Brasileirão, dependendo apenas de si nas últimas três rodadas para alcançar o título.
Para o treinador palmeirense, os seus jogadores tiveram ‘atitude campeã’ contra o Leão do Pici e que esse espírito será fundamental nas três últimas rodadas da competição nacional para que a taça seja levantada pelo segundo ano consecutivo.
➡️ Tudo sobre o Verdão agora no WhatsApp. Siga o nosso novo canal Lance! Palmeiras
O português também considera essencial a presença do torcedor palmeirense neste momento decisivo. Os próximos dois compromissos da equipe serão como mandante e no Allianz Parque. O primeiro já nesta quarta-feira (29), contra o já rebaixado América-MG. Já no domingo (3), o Verdão encara o Fluminense na sua casa.
– É evidente a atitude campeã que eles (jogadores) têm. Meu maior orgulho dessa equipe é a atitude, a forma como fazemos das tripas coração para depender só de nós. Temos três finais, preciso da ajuda do nosso torcedor agora, com jogos na nossa casa. Está tudo em aberto, e vamos ter campeonato até o fim – disse Abel na entrevista coletiva.
– Há dois meses, o treinador era fraco, e os jogadores estavam velhos. Independente do que acontecer no fim, essa equipe tem atitude campeã – acrescentou.
Além de estar atrás do placar em duas oportunidades dentro da partida, o Palmeiras teve um jogador a menos desde o início do primeiro tempo, quando o zagueiro Gustavo Gómez foi expulso quando a partida ainda era vencida por 1 a 0 pelo Fortaleza.
Abel Ferreira voltou a elogiar o elenco e também a comissão técnica, apontando que eles souberam o que fazer em um momento de estresse excessivo.
– Na nossa equipe, cada um sabe muito bem o que fazer. Por isso dou os parabéns aos jogadores e à minha comissão técnica. Nos momentos de estresse, tem que ter calma para tomar as decisões. Podíamos ter perdido o jogo, mas as decisões foram feitas nesse sentido – afirmou o técnico do Alviverde.
➡️ Confira a classificação do Campeonato Brasileiro
Abel voltou a valorizar o espírito do ‘todos somos um’, legado que ele traz desde os seus primeiros meses, mas que em alguns momentos da temporada o próprio treinador criticou que algumas coisas do dia a dia mostravam que essa união havia se perdido. O técnico também ressaltou a importância de liderar pelo exemplo.
– Mais do que falar é ver a atitude da equipe em campo, o que vocês veem, o "todos somos um", a resiliência. Sempre aprendi que a maior forma que temos de influenciar os outros é pelo exemplo. Sei que não sou o melhor exemplo, mas em muitas coisas sou. Não sou perfeito, sou ser humano como todos, e às vezes olhamos para os jogadores como se fossem perfeitos. Acho que a melhor forma é influenciar pelo exemplo – afirmou.
O Palmeiras lidera o Brasileirão com 63 pontos, mesmo número que o Flamengo, que está na segunda colocação, tem o mesmo número de vitórias (18), mas nove gols a mais de saldo (26 contra 17 dos Rubro-Negros).