O Palmeiras estreou no Campeonato Brasileiro sub-17 com uma goleada. A equipe recebeu o Botafogo nesta quarta-feira, no Allianz Parque, e aplicou 5 a 0, com destaque para o atacante Giovani, que saiu do banco de reservas para balançar as redes três vezes.
O confronto terminou sem gols no primeiro tempo, mas com as principais oportunidades nos pés do Verdão, que chegou a acertar o travessão em finalização de fora da área do atacante Márcio. O Botafogo, contudo, conseguiu assustar o goleiro Natan, apostando nos contra-ataques.
O técnico Artur Itiro mexeu na formação dos anfitriões e garantiu os três pontos com sobras. Giovani entrou aos 15 do segundo tempo e precisou de três minutos para aproveitar passes da esquerda e marcar duas vezes. Na sequência, participou do 3 a 0 dando a assistência para Carlos driblar o goleiro e ampliar o placar.
Depois de cobrança de escanteio de Abimael pela esquerda, o zagueiro Ruan Santos cabeceou para fazer 4 a 0. No fim, Giovani fechou o marcador, foi comemorar com a torcida e, como já tinha recebido um cartão amarelo, levou o segundo e acabou expulso.
O Palmeiras volta a campo pelo Brasileiro Sub-17 na próxima quarta-feira, às 20h, contra o América-MG, em Belo Horizonte, pela segunda rodada da primeira fase. Já o Botafogo recebe o Atlético-MG, às 15h da próxima quarta-feira, em Niterói (RJ).
O Campeonato Brasileiro sub-17 é disputado em quatro fases. Na primeira, os clubes estão divididos em dois grupos com dez cada, classificando-se os quatro primeiros colocados após jogos de todos contra todos na chave, em turno único. A partir das quartas de final, são mata-matas em ida e volta.
Participam do Brasileiro sub-17 os 20 primeiros colocados do ranking da CBF. O Palmeiras, atual campeão da Copa do Brasil e da Supercopa do Brasil sub-17, e o Botafogo estão no Grupo A, com América-MG, Atlético-MG, Bahia, Chapecoense, Corinthians, Grêmio, Sport e Vasco da Gama. No grupo B, estão Athletico-PR, Ceará, Cruzeiro, Flamengo, Fluminense, Goiás, Internacional, Santos, São Paulo e Vitória.