O Allianz Parque teve instalada na última semana uma estação meteorológica automática, no topo do prédio de mídia, que está voltado para a rua Palestra Itália. O projeto, similar a tecnologia utilizada pela Fórmula 1, fornecerá informações em tempo real sobre pressão atmosférica, temperatura, umidade relativa do ar, precipitação e velocidade do vento.
Eduardo Rigotto, gerente geral do Allianz Parque, considera que essas informações serão fundamentais para a manutenção do campo.
- Um dos principais benefícios da tecnologia é a criação de um histórico meteorológico específico da região da arena. Ou seja, os dados nos mostrarão o volume de chuva em determinada época do ano, os horários com mais umidade, entre outros dados que nos auxiliarão em diversas questões, como, por exemplo, a irrigação do campo - explicou.
A estação também terá influência para shows e grandes eventos corporativos. Com os dados, a equipe que cuida da arena espera até fornecer com antecedência informações climáticas para o público, alertando inclusive sobre possíveis impactos no trânsito ou até mesmo programando intervalos nos shows, caso seja identificada uma tempestade.
A ideia é que os dados meteorológicos estejam disponíveis nos canais de comunicação da arena a partir do segundo semestre de 2019. Todo o maquinário já está instalado, mas os técnicos trabalham no momento na programação do sistema, que já começa a coletar os primeiros dados, iniciando a criação do histórico meteorológico da área.