O Palmeiras enfrenta o Boca Juniors-ARG na quinta-feira (5), às 21h30, no Allianz Parque, pela partida de volta da semifinal da Libertadores. A Conmebol definiu, nesta sexta (29), a arbitragem do duelo. O uruguaio Andres Matonte, do quadro Fifa, foi o árbitro escalado para apitar o confronto.
O árbitro já apitou dois jogos do Verdão, sendo uma neste ano. Matonte foi o juiz da vitória do Palmeiras por 3 a 0 diante do Cerro Porteño-PAR, no Paraguai. No duelo, o uruguaio expulsou Richard Ríos no segundo tempo da partida após o volante sofrer falta e acertar o rosto de Cardozo Lucena. O cartão vermelho gerou polêmica, visto que muitos palmeirenses entenderam que o árbitro exagerou ao expulsar Ríos.
O outro jogo do Verdão que Andres Matonte apitou foi em 2021, também gerando polêmica. No duelo contra a Universidad Católica-CHI, no Chile, pelas oitavas de final, o árbitro marcou um pênalti para o Alviverde que dividiu opiniões.
Na jogada, Deyverson cruzou dentro da área, e a bola tocou no braço do adversário, porém há um toque no corpo antes. Andres Matonte foi ao VAR e manteve a penalidade. Raphael Veiga converteu a cobrança, e o Palmeiras acabou vencendo pelo placar de 1 a 0, despachando os chilenos na Libertadores.
+ Palmeiras tem retrospecto positivo quando empata jogo de ida de semifinal da Libertadores
Em busca do tetracampeonato, o Verdão empatou com o Boca Juniors em 0 a 0 pela partida de ida, na Bombonera. Portanto, qualquer empate leva a decisão para os pênaltis, já quem vencer garante a vaga na decisão no tempo normal. Antes disso, porém, o Palmeiras enfrenta o Bragantino, fora de casa, neste domingo (1), pelo Campeonato Brasileiro.