Recheado de reservas, o Palmeiras visitou o Fluminense neste último sábado (5) e foi derrotado por 2 a 1 em jogo válido pela 18ª rodada do Brasileirão 2023.
+ Veja tabela e classificação do Brasileirão-2023 clicando aqui
Com foco no duelo diante do Atlético-MG, na próxima quarta-feira, pela Libertadores 2023, Abel decidiu poupar importantes titulares e viu o seu time acumular mais uma derrota na competição nacional, o que pode fazer com que o Botafogo possa abrir ainda mais vantagem do Verdão na ponta da tabela.
Assim como em 2021, o Verdão decidiu 'abandonar' a competição nacional para focar de vez na Copa Libertadores. Dois anos atrás esse tiro deu muito certo porque o clube acabou campeão da América em Montevidéu, mas mesmo assim, o clube fez uma boa campanha no Brasileiro, quando terminou em terceiro lugar, com 66 pontos.
Nesta temporada, diretoria e comissão técnica parecem ter apostado todas as suas fichas na competição continental novamente, a grande diferença é que neste ano, o Palmeiras está com um elenco muito mais jovem e enxuto do que há duas temporadas. E a briga pelo G-4 também está muito mais acirrada do que em 2021.
O risco será grande caso o clube aposte as fichas na Libertadores e não fique no G-4 do Brasileirão. É inimaginável para a torcida que o clube possa cair na Libertadores e não pegue vaga para a competição continental do ano que vem, uma vez que desde 2016, o Verdão participou de todas as edições do torneio pelo qual é tricampeão.
+ Cupom LANCEFUT com 10% OFF para os fanáticos por esporte em compras acima de R$299,90
Fato é que a diretoria errou o planejamento para esta temporada, não reforçou o elenco como precisava tanto na janela do início do ano quanto agora neste meio de temporada, e agora torce para Abel e os titulares fazerem milagre pelo continente.
Caso passe pelo Galo na quarta-feira, a equipe ganha um belo respiro e Abel pode usar o Brasileiro para seguir ajustando o seu time titular para a sequência da Libertadores.
Caso seja eliminado, só sobrará o Brasileirão para o clube brigar por vaga na Libertadores, afinal sem elenco e com mais de 12 pontos atrás do líder, duvido muito que o time tenha fôlego para buscar o 12º título brasileiro.
É usar esse segundo semestre para corrigir todo planejamento que não existiu ao final da temporada passada.