Arouca está mais uma vez negociando com o Atlético-MG e deve deixar o Palmeiras em 2018. Os clubes conversam pelo empréstimo até o fim do próximo ano - o contrato do volante de 31 anos com o Verdão se encerra no dia 31 de janeiro de 2019.
O Galo é treinado por Oswaldo de Oliveira, fã do meio-campista e quem pediu sua contratação a Alexandre Mattos, em 2015. As partes evitam considerar o negócio como sacramentado, mas o jogador deve realizar exames médicos nos próximos dias em Belo Horizonte.
Parte do elenco campeão da Copa do Brasil e do Brasileiro no Palmeiras, Arouca jogou pouco em 2017 por conta de problemas no tornozelo.
Ele disputou o amistoso contra a Chapecoense, em janeiro, mas uma entorse no local o fez passar pela primeira cirurgia. O procedimento serviu para tirar um fragmento de cartilagem que incomodava o jogador. Ele se recuperou, chegou a ficar à disposição, mas a dor voltou, tornou-se intensa e, em 24 de março, passou por um procedimento mais complexo, para tratar de uma vez a cartilagem. Ele está recuperado e voltou a ser relacionado em outubro.
Ao todo, são 62 jogos pelo Palmeiras - dois em 2017, 20 em 2016 e 40 em 2015. Arouca não fez gols no Verdão até hoje.