O auxiliar técnico Claudio Prates deixou o Palmeiras. Ele recebeu uma proposta vantajosa para exercer a mesma função no Al Shabab, clube da Arábia Saudita, e decidiu fazer a mudança, até pela relação com o futebol do país, onde atuou nos últimos quatro anos de sua carreira como atleta, entre 2001 e 2004. Em sua despedida, ele agradeceu à oportunidade no Verdão.
Claudinho, como é conhecido, tem 51 anos e chegou no começo do ano ao Verdão. Ele era o substituto de Alberto Valentim na comissão técnica fixa do clube, mas com o retorno do braço direito de Cuca, Prates passou a ser mais responsável na parte de relatórios e análises em vez do campo.
Antes do Palmeiras, ele havia tido um longo período de trabalho no América-MG, onde também era auxiliar. Ele ficou no clube de 2012 a 2016, ano em que chegou a assumir a equipe interinamente. Foi desligado em outubro por corte de gastos. Agora, será auxiliar de Sami Al Jaber, técnico do Al Shabab de 44 anos e ídolo da Arábia Saudita, por onde jogou quatro Copas do Mundo.
Agora, Cuca seguirá com três auxiliares: Cuquinha, seu irmão, Eudes Pedro e Alberto Valentim. Os dois primeiros fazem parte da comissão do treinador e têm contrato, assim como ele, até o fim de 2018.