O novo centro de excelência do Palmeiras, na Academia de Futebol, será chamado de "Centro Crefisa - Capitão Adalberto Mendes". A patrocinadora bancou parte da reforma com cerca de R$ 7 milhões. Leila Pereira, dona da patrocinadora, surpreendeu-se com a novidade na manhã deste sábado:
- Estou surpresa e muito contente. É um reconhecimento a quem se dispôs a ajudar na obra - disse a empresária, que está em viagem, ao saber da homenagem pelo LANCE!.
Após os desentendimentos entre os donos da empresa e Paulo Nobre, o ex-presidente finalizou a obra com aporte próprio. O valor não precisará ser devolvido.
O outro homenageado no nome do centro de excelência é Adalberto Mendes. Capitão do Exército, ele foi vice-presidente do Palmeiras na época da Arrancada Heroica, quando o então Palestra Itália teve de mudar de nome.
Ele deu a ideia de que o time entrasse em campo na final do Campeonato Paulista de 1942, contra o São Paulo, carregando uma bandeira do Brasil – evitando assim possíveis vaias da torcida em razão da perseguição política vivida pelo clube em meio à Segunda Guerra. Além disso, o próprio militar se habilitou a entrar junto com os jogadores, como linha de frente, “emprestando” a força do fardamento militar e a autoridade de oficial do exército brasileiro para impor respeito diante da torcida no Pacaembu.