O Palmeiras vai sair de casa na disputa do primeiro clássico como mandante no Campeonato Brasileiro de 2020. O compromisso diante do Santos, domingo (23) saiu do Allianz Parque e foi para o estádio do Morumbi.
Um evento da Heineken na final da Liga dos Campeões é o motivo da troca. O confronto entre Bayern de Munique e PSG acontece na mesma data e hora.
Desde a reinauguração do estádio, em novembro de 2014, o Palmeiras precisou sair do Allianz em 29 oportunidades como mandante e foram cinco clássicos. Contando o duelo diante do Peixe, a cada cinco partidas fora, uma é clássico.
Será a terceira vez distante de casa contra o Santos. Foram duas contra o Corinthians e uma ante o São Paulo. Dos últimos quatro clássicos como mandante, três foram fora de casa. O único aconteceu na final do Paulistão em que o Palmeiras superou o Timão nos pênaltis e voltou a vencer o torneio depois de 12 anos.
Esta é a primeira vez em que o clube manda no Morumbi após a volta para casa. Pacaembu, Fonte Luminosa e Brinco de Ouro foram os locais usados até agora. Como o estádio municipal está impossibilitado de receber jogos e a questão da pandemia pesa para o interior, a diretoria optou por usar o estádio do rival desta vez.
O aproveito do Palmeiras como mandante fora do Allianz Parque é de 74,7%. São 20 vitórias, cinco empates e quatro derrotas.
Clássicos como mandante longe do Allianz Parque:
2020: Palmeiras 0x0 São Paulo - Fonte Luminosa (Paulista)
Motivo: reforma do gramado
2019: Palmeiras 1x1 Corinthians - Pacaembu (Brasileiro)
Motivo: show Festival Nova Brasil
2019: Palmeiras 4x0 Santos - Pacaembu (Brasileiro)
Motivo: Los Hermanos
2018: Palmeiras 1x2 Santos - Pacaembu (Paulista)
Motivo: show Depeche Mode
2016: Palmeiras 1x0 Corinthians - Pacaembu (Paulista)
Motivo: show Coldplay