Chance da volta: vitória sobre Santos garante o Palmeiras na Libertadores

Logo na partida seguinte à eliminação para o Boca Juniors, nas semifinais da competição continental, clube já pode se fixar de vez entre os seis primeiros colocados do Brasileiro

imagem cameraFelipão tem a volta à Libertadores como uma das motivações após ser eliminado pelo Boca (Divulgação/Palmeiras)
Avatar
Lance!
São Paulo (SP)
Dia 01/11/2018
18:21
Atualizado em 02/11/2018
11:25
Compartilhar

Na partida seguinte à sua eliminação na Libertadores, diante do argentino Boca Juniors, nas semifinais do torneio, o Palmeiras já pode garantir sua participação na próxima edição da competição. Se derrotar o Santos, no clássico das 19h deste sábado, no Allianz Parque, os comandados de Luiz Felipe Scolari se fixarão de vez entre os seis primeiros colocados do Campeonato Brasileiro.

A competição nacional assegura seis vagas na Libertadores de 2019. A sétima posição do Brasileiro é atualmente ocupada pelo Santos, que tem 46 pontos. O Verdão soma 63 e, se ganhar no fim de semana, chega a 66, ampliando 20 pontos para o rival. Como faltarão seis rodadas depois do clássico, o Peixe terá condições de acumular só mais 18 pontos, sem alcançar mais o Palmeiras.

Mesmo que o Santos perca a sétima posição, quem a assumir não poderá mais alcançar a pontuação alviverde caso a equipe de Felipão vença neste sábado. O Atlético-PR, que visita o Inter no domingo, e o Cruzeiro, que joga contra o América-MG, também no domingo, alcançarão os mesmos 46 pontos do Peixe se ganharem. Ainda assim, não poderão nem igualar a pontuação do Verdão.

A garantia de participação na Libertadores que uma vitória neste sábado dá, contudo, ainda não é suficiente. Somente os quatro primeiros colocados do Brasileiro têm vaga na fase de grupos. Quem ficar nas quinta e sexta posições precisarão passar por etapas preliminares já nos primeiros meses da próxima temporada, o que afetaria diretamente os planos do clube - e seria uma frustração para o Palmeiras, líder com quatro pontos de vantagem.

A distância do Verdão para o quinto colocado, hoje o Grêmio, é de 11 pontos e, se o Verdão vencer o Santos e o Tricolor gaúcho perder do Atlético-MG neste sábado, em Belo Horizonte, essa vantagem chegará a 14 pontos. Ainda possível de ser alcançada pelo clube de Porto Alegre nas seis rodadas que restarão, com 18 pontos em disputa.

De qualquer forma, se garantir entre os seis primeiros colocados do Brasileiro também colocará o Palmeiras como brasileiro com mais participações na Libertadores: 19. Hoje, com 18 participações, o Verdão divide esse posto com São Paulo e Grêmio, clubes que estão na faixa da tabela que assegura vaga na próxima edição do torneio - o Tricolor paulista está em quarto, com 56 pontos e o gaúcho, em quinto, com 52.

Por enquanto, o Cruzeiro, que conquistou recentemente a Copa do Brasil, é o único brasileiro com classificação assegurada na Libertadores de 2019. O planejamento palmeirense, obviamente, é se juntar aos mineiros na condição de campeão brasileiro, objetivo do clube nas sete rodadas que faltam.

Siga o Lance! no Google News