Atual campeão, o Palmeiras vai em busca do bicampeonato da Copa São Paulo de Futebol Júnior sem Endrick. A joia de 16 anos está nos planos de Abel Ferreira para o elenco profissional e por isso não apareceu na lista do Verdão para o torneio.
+ Quem sai, quem fica e as movimentações do Palmeiras no mercado
Para dar sequência a boa fase do Sub-20, o clube alviverde terá dez remanescentes do título conquistado sobre o Santos em janeiro, além de outros talentos que surgem com potencial para substituir o vácuo deixado por Endrick na base.
O principal candidato para ocupar este espaço é o atacante Estevão. Em 2022, o garoto de 15 anos disputou 38 somando as categorias Sub-15 e Sub-17 do Alviverde, com 31 gols e 12 assistências, conquistando cinco títulos: Paulistão Sub-17, Paulistão Sub-15, Copa do Brasil Sub-17, Campeonato Brasileiro Sub-17 e o Paulistão Sub-15.
No final do ano, a diretoria acertou as bases salariais do primeiro contrato profissional do atleta, que terá multa rescisória avaliada em 60 milhões de euros (R$ 337 milhões).
+ Veja tabela e simule os jogos do Paulistão 2023
Dentro do clube, o garoto que já foi apelidado de “Messinho” é visto como a principal joia da base, e mesmo com 15 anos, deve ser a referência técnica do Palmeiras na competição.
Porém, ele não estará sozinho. Luís Guilherme é outro que desponta na base do clube e tem tudo para brilhar na Copinha. Com 16 anos, o meia-atacante marcou 20 gols em 22 jogos pelo Sub-20, e também possui multa rescisória prevista em 60 milhões de euros (R$ 337 milhões).
Inclusive, Estevão e Luís Guilherme receberam elogios do técnico Abel Ferreira no último mês.
- Ultimamente fala-se muito do Endrick, já se falou do [Gabriel] Veron e do Danilo. Fiquem atentos aos nomes do Estevão e do [Luís] Guilherme, vão ouvir falar muito deles também - disse Abel Ferreira durante o evento Thinking Footbal Summit, na cidade do Porto.
Outro jogador que merece destaque é o zagueiro Henri. Próximo de completar 21 anos, o defensor deve ser o capitão da equipe alviverde na Copinha, e um bom desempenho na competição pode lhe render espaço no time principal.
No Palmeiras desde 2015, Henri fraturou a tíbia e a fíbula da perna direita e saiu de ambulância do estádio para o hospital em julho de 2021. Ao retornar, em 2022, o zagueiro recuperou o protagonismo na defesa das Crias da Academia.
O Palmeiras estreia na Copa São Paulo no dia 3 de janeiro, contra a Juazeirense-BA, às 19h30 (de Brasília), no Estádio Anísio Haddad, em São José do Rio Preto-SP. A equipe alviverde também enfrentará o Rio Preto-SP e Santana-AP no Grupo 3 da competição.