Conheça Pereira, cidade em que o Palmeiras enfrenta o clube local pelas quartas de final da Libertadores

Verdão visita equipe colombiana no estádio Hernán Ramírez Villegas, localizado no "coração geográfico" do país

imagem cameraO Deportivo Pereira é o adversário do Palmeiras nas quartas de final da Libertadores (Foto: Divulgação/Twitter/Deportivo Pereira)
Avatar
Lance!
São Paulo (SP)
Dia 22/08/2023
12:00
Compartilhar

Após eliminar o Atlético-MG, o Palmeiras encara o Deportivo Pereira, da Colômbia, pelas quartas de final da Libertadores, em busca de avançar rumo ao tetracampeonato do torneio continental. O jogo de ida acontece já nesta quarta-feira (23), às 21h30 (de Brasília), no Estádio Hernán Ramírez Villegas, na cidade de Pereira.

+ Veja tabela e classificação da Libertadores-2023 clicando aqui

Pereira é uma cidade intermediária da Colômbia, localizada no "coração geográfico" do país e com aproximadamente 600 mil habitantes. Fundada no dia 30 de agosto de 1863, a cidade completa 160 anos justamente na data do duelo de volta entre Palmeiras e Deportivo Pereira, no Allianz Parque, em São Paulo, e é a porta de entrada para toda a região da zona rural colombiana - com destaque para a cafeicultura.

Cercada por belas paisagens e um clima agradável, Pereira, localizada no departamento colombiano de Risaralda, foi sede de várias competições esportivas de caráter internacional. A mais importante foi o Campeonato Mundial sub 20 de futebol, realizado em 2011, além da Copa América de 2002. Considerada uma cidade alegre e "viva", a região é caracterizada pelo civismo de sua população.

Segundo apurou a reportagem, os "pereiranos", como são chamados aqueles que nasceram em Pereira, tiveram participação ativa no desenvolvimento de diversas construções da cidade. O próprio estádio Hernán Ramírez Villegas, do Deportivo Pereira, foi construído com contribuições financeiras da mão de obra dos pereiranos. O hospital e o aeroporto da cidade também contaram com aporte econômico dos habitantes locais.

+ Deportivo Pereira: como adversário do Palmeiras passou de desconhecido no continente a um time de quartas de final da Libertadores

ESTÁDIO HERNÁN RAMÍREZ VILLEGAS

Com capacidade para 30 mil torcedores e considerado o mais bonito estádio da Colômbia no momento, o Hernán Ramírez Villegas, inaugurado em 1971, com certeza estará lotado para a partida entre Deportivo Pereira e Palmeiras. Até porque este será o jogo mais importante disputado pela equipe colombiana em sua casa, claro, desde a conquista do campeonato nacional pela primeira vez em sua história no ano passado.

Encantados com a campanha da equipe na Libertadores, os torcedores do Deportivo Pereira são considerados tranquilos em relação ao comportamento nas arquibancadas. Atuando como um 12º jogador, a parte da torcida mais "animada" fica localizada na área chamada “Lobo Sur”, que fica na parte sul do estádio e de onde ecoam as canções de incentivo e apoio para a equipe. Seus integrantes viajaram, via terrestre, em grande número para acompanhar o Deportivo Pereira fora da Colômbia, como em Buenos Aires, Santiago, Maturín e Quito.

Estádio Hernán Ramirez Villegas, na cidade de Pereira (Foto: Divulgação/Deportivo Pereira)
O estádio do Deportivo Pereira será o palco do jogo de ida das quartas de final da Libertadores (Foto: José Tramontin/Athletico-PR)

+ 24 anos depois, Palmeiras encara um colombiano em mata-mata de Libertadores

RELAÇÃO COM O FUTEBOL

A conexão da cidade de Pereira com o futebol deve-se muito ao Deportivo Pereira, forte representante no cenário nacional, visto que disputa o campeonato colombiano desde sua fundação. Em certo momento de sua história, os jogadores que mais brilharam e ficaram marcados na mente dos pereiranos foram os paraguaios, que protagonizaram grandes feitos da equipe no torneio local - apesar de o primeiro título ter vindo apenas em 2022.

Com 72 participações na primeira divisão, o Deportivo Pereira contou com alguns grandes nomes ao longo de sua história. Renê Higuita, um dos maiores goleiros e lendas do futebol colombiano, defendeu a camisa amarela e vermelha em 2003 e, depois, entre 2008 e 2009. Aos 42 anos de idade, em 2010, o arqueiro decidiu se aposentar devido a problemas físicos. Além dele, Jorman Campuzano, Mauricio Serna e até mesmo o argentino Germán Cano, do Fluminense, também tiveram passagens pela equipe de Pereira.

O atacante colombiano Darío Muñoz, que jogou no Palmeiras entre os anos de 2000 e 2005, encerrou sua carreira justamente no Deportivo Pereira, em 2010, também por questões físicas. Sua passagem pelo Verdão não foi nada fácil. O jogador fez parte do elenco que caiu para a Série B em 2002, no comando de Levir Culpi, e também protagonizou um episódio em que deferiu um soco no rosto do então goleiro Marcos, durante um treino em 2004. O alto número de lesões impossibilitou que Muñoz conseguisse manter uma sequência constante no futebol.

Mesmo não tendo um bom desempenho no campeonato nacional nesta temporada, o atual foco do Deportivo Pereira é muito claro: seguir avançando na Libertadores. Até porque o principal rival local do time colombiano é o Once Caldas, campeão da edição de 2004 da competição continental eliminando São Paulo e Santos pelo caminho. Na Colômbia, a equipe de Alejandro Restrepo é vista como uma equipe de muita atitude, com uma hierarquia que consegue combinar os atletas mais jovens com os experientes mesmo diante um processo difícil de reconstrução.

Mesmo não sendo favorito contra o Palmeiras, o Deportivo Pereira sonha em avançar na Libertadores (Foto: Franklin Jacome)

* JALILE ELIAS colaborou sob a supervisão de Alexandre Guariglia

Siga o Lance! no Google News