O Palmeiras volta a campo pelo Brasileirão neste domingo (2), quando enfrenta o Athletico-PR, às 16h (de Brasília), na Ligga Arena, em Curitiba. No entanto, devido ao curto espaço de tempo entre um jogo e outro, e o caráter decisivo da partida, o pensamento do time parece estar mais focado na Copa do Brasil, do que na Série A, na qual precisa se recuperar após duas derrotas consecutivas. Para isso, o Verdão vai contar com sua atual invencibilidade no estádio do Furacão pela competição.
+ Veja tabela e classificação do Brasileirão-2023 clicando aqui
Desde que venceu o Bolívar-BOL, pela Libertadores, na quinta-feira (29), o Alviverde teve apenas um treinamento com elenco completo pensando no Athletico-PR. Tempo insuficiente para qualquer preparação digna. Além disso, o próprio técnico Abel Ferreira declarou que pensaria em poupar jogadores para o duelo em Curitiba, tanto é que admitiu que queria ter deixado os titulares atuando pelos 90 minutos no Allianz Parque, mas precisou mudar após alguns pedidos dos atletas em campo.
Tudo isso são Indícios de que o pensamento da comissão técnica está na disputa por uma vaga na semifinal da Copa do Brasil, já que nesta quarta-feira (5), no Morumbi, o Palmeiras faz o jogo de ida das quartas de final contra o São Paulo. Após ter se garantido com a melhor campanha da fase de grupos da Libertadores e das duas derrotas seguidas no Brasileiro, ficando longe da liderança, as copas parecem ser o foco no momento.
Mas ainda assim é preciso mostrar recuperação no Brasileirão. A última vez que o clube perdeu três partidas consecutivas no campeonato foi em 2021, quando foi superado por Fluminense, São Paulo e Fortaleza, às vésperas da final da Libertadores. Ou seja, não tem sido algo comum e não é algo que os palmeirenses queiram repetir para ficarem longe das primeiras posições.
Uma vantagem que o Alviverde pode ter, mesmo em um palco que costuma ser hostil aos visitantes, é o retrospecto recente por lá em campeonatos brasileiros. O Palmeiras está invicto há cinco jogos diante do Athletico-PR atuando como visitante pelo Brasileirão: são três vitórias e dois empates desde a última derrota, pela edição de 2017.
O jogo mais recente do Verdão na Ligga Arena acabou encaminhando o título brasileiro de 2022. A vitória de virada, por 3 a 1, também foi palco para os primeiros gols de Endrick como profissional do clube. Ele se tornou o jogador mais jovem a balançar as redes na história do clube com 16 anos, 3 meses e 4 dias de idade.
Em resumo, mesmo que a cabeça do Palmeiras esteja no meio de semana para a Copa do Brasil, há motivos e caminhos para buscar uma vitória diante do Athletico-PR, fora de casa, pelo Brasileirão. Vale lembrar que, como visitante, o Alviverde foi derrotado apenas duas vezes nos últimos 27 jogos pelo campeonato.