O Palmeiras reencontra o São Paulo na Copa do Brasil nesta quinta-feira (5), às 19h30 (de Brasília), no Morumbi, pelas quartas de final da competição. Com gosto 'amargo' da última temporada, em que o Verdão foi eliminado pelo Tricolor na fase das oitavas, a equipe de Abel Ferreira busca 'revanche' contra o rival visando não repetir os erros de 2022.
+ Quartas de final da Copa do Brasil: onde assistir, chaveamento, tabela e horários dos jogos
Por ironia, ou não, do destino, o sorteio das quartas, realizado no início do mês de junho, os colocaram frente a frente mais uma vez. No ano passado, o São Paulo venceu a partida de ida, no Morumbi, por 1 a 0, e na volta, o Palmeiras devolveu o placar de 2 a 1, mas acabou sendo eliminado nos pênaltis em pleno Allianz Parque.
O pênalti perdido por Raphael Veiga quando o Alviverde vencia por 2 a 0 acabou desperdiçando a chance do Verdão de matar o jogo e sacramentar a classificação para a próxima fase da competição. Na decisão pelas penalidades após o tempo regulamentar, o meia também errou a cobrança. No duelo diante do Botafogo, pelo Brasileirão, o camisa 23 perdeu mais um pênalti, mas afirmou que nunca será 'omisso' e que 'continuará batendo'.
O jovem Endrick, na partida contra o Athletico-PR, neste domingo (2), foi mais um a desperdiçar um pênalti, quesito que pode ser decisivo em confrontos de mata-mata. Logo, o alerta deve estar ligado para que esses erros não voltem a atrapalhar o Palmeiras em duelos de caráter eliminatório.
Ainda em relação ao Choque-Rei que terminou na eliminação do Palestra, quando foi divulgada a notícia que as equipes voltariam a se encontrar na competição desta edição, o Alviverde publicou uma nota em seu site oficial relembrando o "erro grotesco" da arbitragem no duelo de 2022. Confira abaixo:
"Os rivais se encontraram nas oitavas de final de 2022, quando o São Paulo avançou nos pênaltis após vencer no Morumbi por 1 a 0 e ser derrotado no Allianz Parque por 2 a 1, em jogo marcado por um erro grotesco da equipe de arbitragem, que assinalou pênalti discutível para os visitantes e, pior, com o VAR ignorando impedimento claro do atacante tricolor."
+ Luís Guilherme, Endrick ou Breno? Palmeiras inicia semana com dúvida para Choque-Rei
Reclamações sobre a arbitragem têm sido recorrentes no Palmeiras. Nesta semana, o auxiliar João Martins, que substituiu Abel Ferreira na partida contra o Athletico-PR, fez fortes declarações e acabou sendo acusado pela CBF de xenofobia. O clube respondeu à nota da entidade defendendo o profissional e relembrando uma série de jogos em que o Verdão teria sido prejudicado, citando, inclusive, o lance polêmico do duelo contra o São Paulo na última Copa do Brasil.
"Por que no jogo entre Palmeiras e São Paulo, pela Copa do Brasil de 2022, o VAR não traçou a linha de impedimento no lance que originou o gol do nosso adversário e que nos custou a eliminação? Por que a imagem da revisão desta jogada sumiu?"
Tendo em vista os últimos acontecimentos, o Alviverde precisará resolver por si mesmo para não 'depender' de fatores que podem falhar. Apesar da 'revanche' contra o São Paulo ter vindo com a conquista do Campeonato Paulista do ano passado, agora, o Palmeiras terá a chance de se classificar para a semifinal da Copa do Brasil justamente diante da equipe que o eliminou da competição na última temporada. A partida de volta acontece no dia 13 de julho, próxima quinta-feira, às 20h, no Allianz Parque.