O Palmeiras está na final do Mundial sub-17 pelo segundo ano seguido. Atual campeão da competição, a equipe derrotou o Betis por 1 a 0 nesta quarta-feira e fará a decisão às 7h (horário de Brasília) de sábado, contra o espanhol Leganés, que eliminou o Real Madrid. O torneio é disputado no estádio La Aldehuela, em Fuenlabrada, próximo a Madri, na Espanha.
A partida desta quinta-feira foi decidida em cobrança de falta do meia-atacante Gabriel Silva, já no segundo tempo. Na outra semifinal do principal torneio da categoria, o Leganés superou o Real Madrid pelo mesmo placar.
O Verdão chega à final com 100% de aproveitamento, acumulando quatro vitórias, nove gols marcados e somente dois sofridos. O atacante Fabrício balançou as redes três vezes e é o artilheiro da equipe.
O jogo de sábado será o segundo diante do Leganés, vencido pelo Palmeiras por 3 a 0 na fase de grupos. Também nesta fase, o time bateu o Periso, outra equipe da Espanha, por 3 a 1. Nas quartas de final, na terça-feira, o eliminado foi o JEF United, do Japão, derrotado por 2 a 1. Além deles, Real Madrid e Betis, disputaram o torneio o Altinordu, da Turquia, o Atlético de Madri e o Deportivo Cali, da Colômbia.
O Palmeiras foi campeão no ano passado goleando o Real Madrid na final, por 4 a 2. Alcançou o título com cinco vitórias, um empate, 29 gols marcados (melhor ataque) e somente sete sofridos. O atacante Gabriel Veron foi eleito o melhor jogador do torneio e terminou como artilheiro, com nove gols.
Se derrotar o Leganés, no sábado, e conquistar mais um Mundial sub-17, o Palmeiras chegará já a 16 títulos nas categorias de base nesta temporada. Dessas, seria a nona conquista no exterior.