A derrota do Palmeiras para o Fluminense por 1 a 0, no último domingo (8), no Allianz Parque, marcou a despedida de Dudu. O atacante irá se reunir com representantes do clube paulista para alinhar os termos da rescisão, que não deve ter custos para nenhuma das partes envolvidas.
+ Dudu e Palmeiras encaminham rescisão contratual; Cruzeiro aparece como provável destino
Reserva desde que retornou de uma grave lesão ligamentar no joelho, Dudu já havia sinalizado a algumas lideranças do Palmeiras sua intenção de deixar o clube ao término da temporada, indicando que o duelo contra o Fluminense seria sua última partida no Allianz. Entre essas lideranças estava o técnico Abel Ferreira, que optou por escalar o meio-campista Maurício como titular.
Assim, além de não participar integralmente de sua última partida, Dudu não conseguiu realizar sua despedida completa. O jogador perdeu a oportunidade de entrar no gramado com seus filhos e também de aproveitar um momento de celebração antes do confronto decisivo com a torcida, que comemorou efusivamente sua entrada em campo na segunda etapa.
No intervalo, Dudu entrou no lugar do volante Aníbal Moreno e permaneceu em campo por pouco mais de 45 minutos, mas não conseguiu evitar a derrota, que encerrou o sonho do tricampeonato brasileiro. Ao fim do jogo, o atacante deixou o gramado lentamente, caminhando sozinho.
Já no vestiário, Dudu pediu a palavra e se despediu dos companheiros de elenco de forma emotiva. Contratado em 2015, o jogador permaneceu emprestado ao Al-Duhail, do Catar, entre 2020 e 2021, antes de retornar ao Verdão.
Com 12 títulos, Dudu é o maior campeão da história do clube ao lado de outros quatros jogadores do atual elenco, além de Junqueira e Ademir da Guia. Entre as conqiustas, aparecem dois títulos da Copa Libertadores e quatro Campeonatos Brasileiros.
Durante sua passagem, o atacante disputou 462 jogos, anotou 88 gols e distribuiu 102 assistências.
➡️ Tudo sobre o Verdão agora no WhatsApp. Siga o nosso novo canal Lance! Palmeiras
Relação com Leila Pereira foi vital para a decisão
A relação entre Dudu e a presidente Leila Pereira está rompida desde a última janela de transferência, quando o Cruzeiro chegou a anunciar publicamente a contratação do jogador. À época, o atacante desistiu da transferência após reunião com algumas lideranças do clube, incluindo membros de organizadas.
As partes, no entanto, mantiveram contato constante nos últimos meses, e o clube mineiro surge como o favorito para contar com o jogador na próxima temporada.
– Ele tem o direito, mas eu não gostaria que isso acontecesse (desistência na negociação). Tudo na vida tem um ciclo que se inicia e um que se encerra. Você tem que iniciar de uma forma bonita e encerrar de uma forma linda. Imagino que é o que vai acontecer com ele. Tivemos momentos lindos e acredito que chegou ao fim o ciclo do Dudu no Palmeiras – afirmou Leila Pereira à época.
– O Palmeiras e o Cruzeiro formalizaram o acordo para ele ir no meio do ano. É só ele cumprir o que ele se comprometeu. Não tem problema nenhum (se não assinar com o clube mineiro). De forma tranquila, ele é atleta do Palmeiras. Se ele ficar, vai ficar até dezembro de 2025 – completou.
Outro ponto-chave nessa ruptura foi a declaração de Dudu nas redes sociais, onde elogiou o ex-presidente Maurício Galiotte. Na publicação, o atacante exaltou o dirigente como o "melhor presidente da história", relembrando os três anos da conquista da Copa Libertadores, em 2021.