Na última quinta-feira, Endrick finalmente estreou como profissional do Palmeiras e, com isso, foi iniciada a expectativa pelo que o garoto fará pelo clube. Diante do Coritiba, a joia teve duas boas chances e acabou saindo de campo sem balançar a rede. Mas não há com o que se preocupar, já que o Gabriel Jesus, última Cria da Academia com essa magnitude, também não fez seu primeiro gol logo de cara.
GALERIA
> Relembre a invencibilidade do Palmeiras fora de casa no Brasileirão
TABELA
> Veja classificação e simulador do Brasileirão-2022 clicando aqui
Aos 16 anos, Endrick é uma das maiores promessas do futebol brasileira, e tinha sua estreia aguardada não apenas por palmeirense, mas também por torcedores de outros clubes. Talvez essa empolgação seja bem maior do que com Jesus, que também era um jogador que tinha muitos holofotes em sua cola e era visto como uma esperança a mais de um Verdão em plena reconstrução.
Quando Gabriel estreou, no dia 7 de março de 2015, diante do Bragantino, no Allianz Parque, ele estava prestes a completar 18 anos, praticamente dois anos mais velho do que Endrick na mesma condição. O atacante, que hoje está no Arsenal, era um grande goleador na base e vinha sendo pedido pela torcida desde sua atuação na Copinha daquele ano, quando passou a ser relacionado.
Entre essa estreia e seu primeiro gol, Jesus conviveu com um grande período de jejum. Desde seu primeiro jogo até balança a rede pela primeira vez, foram 16 jogos relacionado pelo Palmeiras, tendo entrado em campo em dez deles. Somente em seu 18º duelo com a camisa do Verdão é que ele finalmente conseguiu anotar seu tento.
Foi no dia 15 de julho de 2015, ou seja, mais de quatro meses depois de sua estreia, que Gabriel Jesus comemorou um gol pela primeira vez. O adversário foi o ASA, fora de casa, pela Copa do Brasil, na vitória por 1 a 0. Ele entrou no intervalo para definir o placar e a classificação. Dali pra frente, o atacante marcou mais seis gols na temporada e foi decisivo na campanha do título do torneio nacional.
Dessa forma, Endrick e o torcedor do Palmeiras podem ficar tranquilos quanto ao poder de fogo e de decisão de sua nova joia. Foi apenas o primeiro jogo do que apontar ser uma trajetória de muito sucesso dessa Cria da Academia no clube. Basta seguir o exemplo de Jesus, que foi crescendo aos poucos, mesmo sem balançar a rede, e se tornou um dos principais nomes do elenco em seu ano de estreia.
A próxima partida de Endrick pelo profissional do Verdão pode ser já nesta segunda-feira, fora de casa, diante do Atlético-GO. A partida, marcada para começar às 18h30, é válida pela 31ª rodada do Brasileirão-2022 e pode colocar o time de Abel Ferreira ainda mais próximo de conquistar o campeonato. O Alviverde lidera a competição com 66 pontos, 12 a mais do que o Inter, vice-líder.
Gabriel Jesus x Endrick
Estreia de Gabriel Jesus
7/3/2015 - Palmeiras 1 x 0 Bragantino - Paulistão-2015
Entrou aos 28 minutos do segundo tempo
Tinha 17 anos, 11 meses e quatro dias
Estreia de Endrick
6/10/2022 - Palmeiras 4 x 0 Coritiba - Brasileirão-2022
Entrou aos 23 minutos do segundo tempo
Tinha 16 anos, dois meses e 25 dias
Primeiro gol de Gabriel Jesus
15/7/2015 - ASA 0 x 1 Palmeiras - Copa do Brasil-2015
Entrou no intervalo da partida
Quatro meses e oito dias depois da estreia
Marcou gol em seu 18º jogo relacionado e no 12º em que atuou