O Palmeiras bateu o Vasco por 1 a 0, no domingo (27), no Allianz Parque, pelo Brasileirão, em um jogo que faltou inspiração aos donos da casa, exceto para Raphael Veiga, que foi muito elogiado por Abel Ferreira, que considera que o meia está em sua melhor forma. Com um golaço de falta, o camisa 23 decidiu novamente para o Verdão e está perto de igualar sua melhor temporada em números pelo clube.
+ Veja tabela e classificação do Brasileirão-2023 clicando aqui
Ao colocar a bola na rede diante do Cruz-Maltino, Veiga chegou a 16 gols em 2023, disparando na artilharia do elenco no ano. Se somarmos com suas 14 assistências, ele já 30 participações em gols na temporada. Ou seja, falta apenas uma participação direta (gol ou assistência) para igualar as estatísticas registradas em 2021, quando ele marcou 23 vezes e deu oito passes para seus companheiros marcarem
+ Copo Stanley a partir de R$120,00. Bebida gelada nos 90' de jogo do Verdão!
- Treinador aí zero, é talento do jogador, é capacidade de treino, capacidade de foco, técnica individual específica, tem muito a ver com a precisão que se tem com a mão e ele tem no pé. Ainda bem para nós que podemos contar com um jogador com esse talento. Felizmente, depois de um período em que a forma física dele não era a melhor, está num momento de forma que vocês podem constatar e esperemos que continue assim - declarou Abel em coletiva no domingo (27).
+ Veiga decide com golaço, e Palmeiras vence o Vasco pelo Brasileirão
As 30 participações já superaram os números da temporada 2022, quando ele também esteve em alto nível, porém perdeu boa parte do ano ao sofrer uma lesão no tornozelo que só o colocou em condições de jogo em 2023. Foram 19 gols marcados e seis assistências, o que resulta em 25 participações diretas. O que também é maior do que as 17 participações da temporada 2020. Confira no gráfico abaixo:
Em 2017, quando chegou, Veiga fez apenas um gol e deu duas assistências em jogos oficiais (três participações). Depois, em 2019, quando voltou de empréstimo do Athletico-PR, foram cinco gols e duas assistências (sete participações). Algo que mostra a evolução do meia a partir de 2020 e depois da chegada de Abel Ferreira.
Se 2023 ainda não é a melhor em números absolutos, em média a temporada atual está acima da retrasada. Neste ano, Veiga tem 30 participações em 41 jogos, o que dá uma média de 0,73 por partida, índice superior ao de 0,46 registrado em 2021 (31 participações em 67 jogos). Nesse quesito, 2022 também foi melhor, com média de 0,54 por duelo (25 participações em 46 jogos).
Fato é que Veiga está aumentando temporada após temporada a sua média de participações em gols por jogo pelo Palmeiras, como é possível observar no gráfico abaixo. Vale lembrar que entram na conta apenas as partidas oficiais.