Em meio ao crescimento do Avanti, Palmeiras prepara pacote de novas receitas e aposta em conta digital

Departamento de marketing do clube tem sido alvo de críticas e foi motivo de nota oficial para mostrar os feitos do setor. LANCE! detalha algumas das novidades previstas

imagem cameraPalmeiras busca novas receitas para 2022 em meio ao crescimento do Avanti (Foto: Fabio Menotti/Palmeiras)
Avatar
Lance!
São Paulo (SP)
Dia 09/08/2022
23:50
Atualizado em 10/08/2022
12:20
Compartilhar

Na última terça-feira, em resposta a algumas críticas que o departamento de marketing tem recebido, o Palmeiras publicou uma nota oficial pontuando os feitos do setor nos últimos oito meses, que correspondem à gestão Leila Pereira. Assim, o LANCE! foi buscar saber quais outras novidades o clube tem preparado nesse sentido em momento de crescimento no número de sócios Avanti.

GALERIA
> Confira os públicos do Palmeiras no Allianz Parque em 2022

TABELA
> Veja classificação e simulador do Brasileirão-2022 clicando aqui

> Conheça o aplicativo de resultados do LANCE!

O objetivo do Verdão é angariar novas receitas para este ano, além dos R$ 24 milhões que já foram adicionados aos cofres palmeirenses em 2022. A principal aposta dos dirigentes é uma espécie de banco digital que será 100% do Palmeiras, de olho em atrair as dezenas de milhões de torcedores, que podem gerar um valor imensurável ao clube. Confira esse e outros planos que estão sendo trabalhados:

Mudanças do departamento de marketing na gestão Leila


Quando assumiu a presidência, Leila diminuiu o número de gerentes e focou em duas áreas específicas: uma de licenciamento de produtos e varejo, em que antes eram três gerentes e hoje há apenas um, com mais pessoas para trabalhar para ele, evitando que o profissional seja o operacional e o estratégico de uma vez só.

A outra área é de digital e de sócio-torcedor, para ter uma ligação mais próxima com as ativações, com fan token, com parcerias aliadas ao Avanti, e buscar fortalecer o clube nesse setor de digitais.

Aumento de torcedores Avanti e de receita com sócios-torcedores

De 15 de dezembro até o momento, o programa Avanti somou 40 mil sócios-torcedores. Atualmente são mais de 81 mil, a melhor marca desde junho de 2017. Isso significa um incremento de 72% de receitas, uma vez que boa parte dos novos associados escolheram planos de valores altos. Dessa forma, é cada vez mais preciso oferecer benefícios além da ida para os jogos no Allianz Parque.

Fan token, NFTs e eSports do Palmeiras

Em relação ao fan token do Verdão, a explicação é de que ainda não foi lançado, porque a Sócios.com pediu para não iniciar as vendas por conta da queda do dólar. Além disso há a expectativa de assinar contrato para comercialização de NFTs até a próxima semana. O acordo foi alcançado após o clube abrir uma concorrência.

Já em relação ao investimento em eSports, a ideia é que seja primeiramente para associados do clube, sem partir para um time profissional. O objetivo é criar uma estrutura, entender o mercado, com parceiros já alinhados para isso. Segundo dito pelo clube, já há também uma parceria com agência especializada nesse mercado.

Incremento de R$ 24 milhões em novas receitas e licenciamentos

Para este ano, o clube adicionou R$ 24 milhões de receitas novas, incluindo os R$ 8 milhões da Betfair para o futebol feminino, maior patrocínio da modalidade no país. Já em relação aos valores acertados para os próximos anos, um total de R$ 54 milhões foi fechado em contratos de cinco a dez anos, pensando no longo prazo.

Enquanto isso, os licenciamentos, que são uma reclamação do torcedor, tiveram um incremento na receita de 63% e no crescimento da quantidade de contratos de 34%. Segundo o clube, a ideia é filtrar as empresas e produtos por qualidade e não por volume. 

Lançamento da conta digital do Palmeiras ainda neste mês

Ainda no universo digital, o Palmeiras vai lançar em breve uma conta do clube, ou seja, no lugar de pegar uma marca para ter "X Banco Palmeiras", o cartão vai se chamar Palmeiras Pay, uma empresa 100% do Verdão. A ideia é que com o passar do tempo, o torcedor possa comprar tudo dentro do aplicativo do banco ao qual terá acesso, seja seguros, seja em alguma loja, seja em algum marketplace.

Outro objetivo do Verdão é que o torcedor pague a mensalidade do Avanti pela pontuação do cartão. A projeção de receita segundo o marketing do clube é de um valor imensurável. Pelo tamanho da torcida, a aposta é grande nesse projeto digital e no aumento da base da captação, para entender também o que torcedor está comprando. A intenção é lançar esse banco palmeirense ainda em agosto.

Receitas com o "matchday" (dia do jogo) e arbitragem com a WTorre

O Palmeiras entende que o matchday poderá gerar uma receita nova, uma vez que a briga jurídica com a WTorre por conta de percentuais em cima de propriedades do Allianz Parque. Segundo as pessoas ouvidas pela reportagem, é o momento em que as partes estão mais próximas não apenas em relação ao pessoal da WTorre, mas também da Allianz.  Nesta quarta-feira, quem for ao estádio, verá a estreia de uma atração surpresa na arena, já nessa retomada de parcerias.

Dessa forma, o Palmeiras trabalha com o Allianz outras propriedades em conjunto, com projetos saindo do papel e contratos já assinados. Avanços esses que começaram na gestão anterior e continuam na atual. Para o clube, é uma fonte de receitas que não existia por causa de um litígio e que agora poderá começar a ser usufruída.

Patrocínios de cada um dos principais segmentos da economia

Outra ideia do clube que, segundo o LANCE! apurou, já está em andamento, é captar patrocinadores dos diversos segmentos da economia. Como exemplo, foi utilizada uma montadora de automóveis. Atualmente, o Palmeiras não tem uma parceria desse ramo, mas já conversa com algumas possíveis interessadas. A intenção é gerar benefícios para sócios, funcionários e jogadores.

Novos projetos com a Puma e lançamento da quarta camisa

As duas partes estão trabalhando na produção da camisa popular, com valor mais acessível, a fim de ter mais modelos para atender a todos os públicos. Além disso, a promessa é que daqui alguns dias a parceria lance a quarta camisa, com toda a campanha feita a quatro mãos, atendendo aos desejos tanto da Puma quanto do Palmeiras.

Siga o Lance! no Google News