O Palmeiras negociou Endrick com o Real Madrid pelo valor total de 72 milhões de euros (R$ 400 milhões na cotação da época). Dentro dessa quantia está a multa rescisória, os impostos e pagamentos a intermediários bancados pelos espanhóis, e bônus por metas alcançadas pelo jogador. Segundo o empresário da joia, essa bolada pode aumentar com o desempenho em campo.
> Veja classificação e simulador do Paulistão-2023 clicando aqui
Em entrevista para o programa "Sportscenter", da ESPN, Frederico Pena falou das cláusulas que foram incluídas na assinatura de contrato entre as partes. Entre elas os bônus por desenvolvimento e performance, que dependendo do nível atingido, podem "engordar" o que o Verdão vai receber.
- Tem também um bônus de desenvolvimento e de performance, mas caso o bônus de desenvolvimento seja menor do que o esperado, ele pode compensar esse bônus na segunda jornada. A possibilidade de bônus é maior do que o teto. Vai se ganhando o bônus de acordo com o desenvolvimento e performance dele - declarou o agente.
> Retrospectiva Palmeiras: 12 fotos marcantes que resumem o ano do Alviverde
Ainda na entrevista para a ESPN, Fred Pena falou um pouco sobre quais são esses bônus. Embora não possa falar dos valores, o empresário declarou que as metas são, de certa forma, fáceis de serem atingidas por Endrick. No Real Madrid, por exemplo, bastará chegar em uma semifinal de Champions League para que o Alviverde receba uma quantia considerável de seu contrato.
- Não posso falar sobre os valores das cláusulas, mas são totalmente factíveis. Isso foi tema de negociação entre Palmeiras e Real Madrid. O Palmeiras não queria cláusulas impossíveis. Elas são baseadas em jogos e gols, aqui e lá, e a partir do momento que ele está lá, títulos. No caso da Champions League, nem chega a título, é chegar à semifinal e final, e o atleta ter sido titular.
> Palmeiras campeão de novo! Relembre todos os títulos do Verdão em 2022
Mesmo que tenha sido negociado com o Real Madrid, Endrick ainda não irá para a Espanha, pois ele precisa completar 18 anos para poder atuar no exterior. Dessa forma, isso vai acontecer em julho de 2024 e ele terá mais uma temporada e meia defendendo o Palmeiras. O clube alviverde receberá uma parte (não revelada) dos 35 milhões de euros fixos (R$ 200 milhões) já em janeiro de 2023.