O Palmeiras emprestou o atacante Gabriel Barbosa, do sub-20, para a Società Polisportiva Arset Labor (SPAL), da primeira divisão italiana. O contrato, assinado nesta terça-feira, tem duração de uma temporada. Os europeus vão pagar pelo empréstimo - valor não divulgado.
Gabriel tem 18 anos e teve bom desempenho na Copa São Paulo Júnior deste ano, mesmo com o Verdão eliminado na segunda fase. Autor de dois gols na competição, ele estava emprestado pelo Desportivo Brasil.
Ainda em janeiro, o Palmeiras exerceu a opção de compra de 50% dos direitos econômicos do jovem e assinou um contrato válido por três temporadas. A outra metade dos direitos ficou com o Desportivo Brasil.
Atual campeão da Série B italiana, o novo clube de Gabriel Barbosa empatou com a Lazio, fora de casa, na primeira rodada da atual temporada, e na sequência venceu a Udinese.
Não é o primeiro jovem a ir direto da base do Palmeiras para a Europa. O zagueiro Estigarribia foi há alguns dias para o Alavés (ESP), enquanto o atacante Iacovelli transferiu-se para o Estoril (POR). Ambos estão com 19 anos, integravam a equipe sub-20 e saíram em definitivo.
O clube credita essa visibilidade às frequentes excursões que suas equipes de base vêm fazendo. Além disso, com as saídas de Gabriel Barbosa e Iacovelli, crê estar aumentando o espaço de Léo Passos, jovem em que o Palmeiras mais deposita suas fichas no momento - o meia Alan Guimarães, destaque da Seleção sub-17 e já observado por gigantes do exterior, vem logo atrás, mas ainda não treina entre os profissionais.